quarta-feira, 23 de junho de 2010

Agricultores aproveitam bem os recursos que lhes são disponibilizados



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou esta quarta-feira, “o bom aproveitamento que os produtores açorianos têm feito dos apoios que lhes têm sido disponibilizados”, conseguindo actualmente fazer do sector da agricultura “o que melhor tem resistido às dificuldades que actualmente se fazem sentir”.

Palavras de Noé Rodrigues, na cerimónia de apresentação do projecto de beneficiação do caminho Agrícola do Sanguinhal, localizado nas freguesias da Ribeira Seca e Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo, ligando a estrada Regional ao caminho rural do Monte Escuro.

O governante realçou a importância do investimento no Ordenamento Agrário para que se reduzam os custos de exploração, aumentar a qualificação do trabalho e dos produtos e para a melhoria da competitividade e da produtividade das explorações agrícolas.

Os trabalhos a realizar agora apresentados constam da beneficiação de 2,5 quilómetros de caminho agrícola, abrangendo cerca de 300 hectares de pastagem e servindo directamente cerca de duas centenas de explorações agrícolas.

A empreitada de construção do piso em betão betuminoso e melhoria da rede de drenagem será lançada durante o próximo mês de Julho e tem um custo estimado de 650 mil euros.

No POA da Zona Central da Ilha de São Miguel, o Governo dos Açores construiu 85 quilómetros de caminhos agrícolas com a respectiva rede de abastecimento de água á lavoura, 59 quilómetros de condutas de distribuição, 15 reservatórios, 27 pontos de abastecimento e uma capacidade de armazenamento de água de 5550 metros cúbicos, para além da electrificação de 66 explorações agrícolas.

No âmbito da construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água à Pecuária a este POA, decorre neste momento a elaboração do projecto da lagoa artificial do caminho da Contendas, a implantar junto do caminho do Marquês e do caminho das Contendas que terá funções de armazenamento e regularização dos caudais excedentes do Reservatório do Pico do Hortelão que têm origem no açude do Monte Escuro.



GaCS/MS

Sem comentários: