terça-feira, 22 de junho de 2010

Carlos César espera que o futuro Parque de Exposições da Terceira potencie a actividade económica




Arrancou hoje a construção do Parque de Exposições da Ilha Terceira, “um obra profundamente desejada”, como lembrou Carlos César no momento em que presidia à cerimónia de lançamento da primeira pedra.

E o Presidente do Governo acrescentou que o futuro parque era desejado “não só pelos agricultores, mas também pelos empresários e por todos aqueles que, valorizando a qualidade, encontram num espaço desta dimensão e desta natureza, um potencial de projecção no futuro.”

De facto, se as tradicionais feiras semanais remontam a tempos que se perdem já na memória, o desenvolvimento agrícola conduziu a certames de maior dimensão e gerou a necessidade de construir infra-estruturas da natureza do Parque de Exposições da Ilha Terceira, em fase de arranque, e de um parque semelhante, em S. Miguel, a ter início ainda este ano ou nos primeiros meses do próximo.

Dizendo esperar que o parque potencie a actividade económica regional, transmitindo-lhe interfaces com actividades económicas nacionais e, até, internacionais, Carlos César recordou estar-se perante a perspectiva de desregulação do sector do leite, pelo que é preciso a Região preparar-se, diminuindo os custos de produção, melhorando a qualidade e ganhando outra competitividade.

“Nós estamos a trabalhar para isso através de investimentos que facilitam a competitividade da nossa fileira do leite e estamos também a trabalhar na diversificação agrícola, designadamente na produção de carne”, realçou.

O presidente do Governo revelou, a propósito, que o valor global dos prémios à produção de carne cresceu mais de setenta por cento nos últimos seis anos e que, graças ao investimento público em infra-estruturas e na rede de abate, exporta-se menos gado vivo e retém-se na região mais valor e rendimento para os produtores.

Por outro lado, e apesar das dificuldades actuais de mercado, os preços são hoje melhores do que, por exemplo, há dois anos atrás e, em média, superiores aos praticados nos últimos dez anos, sublinhou o governante.

Reforçando a ideia de que é necessário aumentar a qualidade e a competitividade do sector agrícola, Carlos César disse acreditar que com os investimentos que o Governo tem feito – na construção do Laboratório Regional de Veterinária e do Parque de Exposições, em caminhos agrícolas, no abastecimento de água e no apoio a electrificação das explorações, entre outros – “estamos a construir e a consolidar um sector que é fundamental e que é decisivo na estruturação do desenvolvimento sustentável destes nossos Açores”.



GaCS/CT

Sem comentários: