quarta-feira, 23 de junho de 2010

Carlos César realça investimentos na Terceira para demonstrar obra feita do Governo



Carlos César disse hoje, no momento em que presidia à inauguração do Centro Multiserviços da Vila Nova, no concelho da Praia da Vitória, que o investimento ali feito sintetizava duas qualidades que devem estar associadas às iniciativas públicas.

Trata-se, como frisou, o Presidente do Governo, “da recuperação do nosso património material e imaterial e da introdução de factores de modernidade e de prestação de serviços que tragam bem-estar e novas oportunidades para as populações.”

De facto, o edifício onde passa a funcionar, desde hoje, o Centro Multiserviços da Vila Nova, é um belo exemplar da típica arquitectura do Ramo Grande, e ali vão estar disponíveis valências como centro de convívio para idoso, creche, ATL, centro de explicações e, dentro em breve, um posto da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC).

Como assinalou o Presidente do Governo, o investimento de um milhão e meio de euros, apoiado pelo Governo Regional, acelera o progresso que o concelho da Praia da Vitória já vem registando nos últimos anos, um progresso que não adulterou o que de mais genuíno há nas suas freguesias e nas suas populações.

De resto, Carlos César disse que os Açores têm conhecido alterações importantes, desde logo, por exemplo, com o exponencial aumento do emprego feminino e do emprego nas zonas rurais, sendo importante prosseguir com a política de investimentos nas acessibilidades e na qualificação de pessoas e lugares, de modo a combater a tendência para a desertificação das zonas rurais.

E, acrescentou, isso tem de ser feito apesar das dificuldades provocadas pela crise internacional, interessando mais trabalhar do que ter, como disse “um espírito derrotista e uma língua carpideira.”

Exemplificando, só com investimentos feitos ou em desenvolvimento, na ilha Terceira, Carlos César referiu o novo Hospital, a reabilitação da estrada regional Cabo da Praia-S. Sebastião, a construção da nova Biblioteca e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo, a construção do Laboratório Regional de Veterinária, a construção do Parque de Exposições da Ilha Terceira, as obras de reconstrução da ribeira da Agualva e das pontes das Quatro Ribeiras afectadas pelos temporais, a reabilitação do Lar D. Pedro V, creches na Terra Chã e em Santa Rita, o ATL e Centro de Dia de Santa Bárbara, a construção do novo quartel dos Bombeiros de Angra, a construção do edifício da Universidade no Pico da Urze, os investimentos vultuosos na área da Geotermia e de ampliação do Parque Eólico da Terceira, as obras da zona de chegadas do aerogare das Lajes, a construção das escolas de S. Sebastião e das Fontinhas, a construção do Lar de Idosos de S. Brás, a construção ou reabilitação de caminhos agrícolas e muitos outros investimentos de menor dimensão, como a colocação de gruas em pequenos portos de pesca.

À longa lista de obras realizadas ou em curso, o Presidente do Governo acrescentou ainda a da Escola Profissional da Praia da Vitória, no valor de mais de seis milhões de euros e cujo concurso público será lançado em breve, a obra de protecção costeira da zona do parques de combustíveis, a Escola básica e Integrada de Angra e a segunda fase da requalificação do bairro de Nossa Senhora de Fátima.

“Não é difícil encontrar um lote desta natureza de investimentos na ilha Terceira, mas também não é fácil, digo sem muita modéstia, encontrar um governo que faça tanta obra”, realçou, para logo acrescentar que embora haja pessoas que anunciam o caos para o dia seguinte, o que é preciso é que se saiba que “nós estamos a trabalhar, a construir e a fazer, porque nós temos confiança no futuro.”



GaCS/CT

Sem comentários: