quinta-feira, 17 de junho de 2010

Está em curso processo de regionalização do Instituto de Meteorologia nos Açores



Duas comissões, uma dos Açores e outra do Instituto de Meteorologia e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vão preparar o processo de regionalização da delegação daquela instituição na Região.

O anúncio foi feito esta tarde no Parlamento açoriano pelo Secretário Regional da Ciência, Tecnologia, durante o debate de um projecto de resolução sobre a instalação de radares meteorológicos.

José Contente acrescentou que a regionalização dos serviços daquele instituto, que gera receitas próprias, para além de permitir um trabalho de maior proximidade, garantirá também delinear as melhores opções de investimento em novos equipamentos, formação e pessoal especializado.

O governante salientou a importância do trabalho do Instituto de Meteorologia no arquipélago, trabalhando em articulação com o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros 24 horas por dia, para a segurança das populações.

José Contente anunciou, ainda, que está em testes e entrará em funcionamento pleno em Setembro, uma rede de 23 postos de vigilância e alerta de potenciais cheias, que será monitorizada 24 horas por dia.

O secretário Regional lembrou, por outro lado, que as diligências do executivo junto das autoridades nacionais garantiu a admissão nos quadros do instituto na Região de pessoal técnico que vinha prestando serviço em condições precárias.


GaCS/FA

Sem comentários: