terça-feira, 29 de junho de 2010

Governo beneficia Reserva Florestal de Recreio da Prainha



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas visitou, as obras de beneficiação da Reserva Florestal de Recreio da Prainha que vão dotar o espaço de infra-estruturas condignas ao lazer e recreio em contacto com a natureza.

A Reserva Florestal de Recreio da Prainha é a mais visitada na vertente Norte da ilha do Pico, o que obriga a manter uma oferta qualificante do parque, sendo aquela que maior área possui com 15 hectares, na qual existem caminhos de penetração que perfazem uma extensão de cerca de três quilómetros.

Para além do valor botânico que lhe está associado, onde se destacam os majestosos pinheiros bravos, também priva de uma riqueza paisagística, com uma vista panorâmica sob a ilha de São Jorge, bem como sob os campos adjacentes de lava basáltica, recobertos por vegetação autóctone.

A Reserva encontra-se dotada de campo polidesportivo, diversas áreas de merendas, parque infantil e Centro de Divulgação Florestal subordinado à temática “A Floresta e o Mundo Rural”, sendo este constituído por três espaços tradicionais da vida quotidiana rural da ilha, a atafona, a eira e a adega.

No ano transacto foi beneficiado do parque infantil, nomeadamente a colocação de superfície de impacto, construção e substituição da casa de bonecas, bem como a construção de uma réplica da casa da Guarda Florestal.

De forma a complementar o Centro de Divulgação Florestal, nomeadamente o espaço da adega foi construída uma área quer reproduz a vinha típica da ilha, de curraletas, sob o solo basáltico.

A área de merenda do vulgarmente denominado “parque de cima” também foi beneficiada com a recuperação da zona de merendas cobertas, bem como as mesas e bancos adjacente.

Actualmente, encontra-se em fase de acabamento a construção do moinho, com sopé em pedra e a parte superior em madeira, típico dos tempos passados, e que também teve importante contributo na subsistência alimentar da ilha.


GaCS/MS

Sem comentários: