quinta-feira, 17 de junho de 2010

Intervenção do Secretário Regional da Economia



Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, proferida hoje, em Ponta Delgada, na apresentação da nova rota da SATA, Ponta Delgada/Funchal/Faro:

“Estamos aqui para vos dar conta daquele que constitui um importante passo na estratégia que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver no campo das acessibilidades aéreas e que tem permitido a afirmação da SATA como uma transportadora aérea de referência para as ilhas do Atlântico, assim como para o fortalecimento do sector do turismo e de promoção do destino Açores.

A entrada em funcionamento da nova rota Ponta Delgada/Funchal/Faro, a partir de amanhã, com frequência bissemanal durante o período compreendido entre 18 de Junho e 13 de Setembro, disponibilizando um total de 3840 lugares, significa também que, pela primeira vez na sua história, a SATA irá assegurar ligações directas regulares entre os dois arquipélagos e entre estes e o continente português.

Esta operação vai, igualmente, permitir ligar três destinos de férias com um forte potencial de tráfego, facilitando o acesso de turistas, quer nacionais, quer internacionais, ao mercado dos Açores, e garantindo uma maior visibilidade do nosso destino no sul de Portugal continental.

Com a ligação a Faro, o acesso aos Açores pode agora ser feito a partir de todos os aeroportos nacionais de forma regular, resultando daqui que o nosso destino conquista um importante reforço de visibilidade no mercado nacional, que, como é conhecido, representou, desde o início do ano, uma subida de 5,2 por cento no número das dormidas.

Esta é, pois, uma medida que se enquadra, na estratégia do Governo dos Açores de fomento das acessibilidades aéreas ao nosso arquipélago, mas também na estratégia definida de fortalecimento da nossa transportadora como uma companhia aérea de referência no espaço atlântico.

Outro elemento que gostaria ainda de destacar é o facto desta nova rota se concretizar em virtude da renovação integral da frota recentemente operada na SATA Air Açores, nomeadamente com a utilização das novas aeronaves Bombardier Q400, que vieram permitir maiores índices de conforto a bordo, tempos de voo muito próximos dos conseguidos por aviões a jacto, e consumos de combustível significativamente mais reduzidos, com inegáveis ganhos, quer para a sustentabilidade financeira da exploração, quer para a sua sustentabilidade ambiental, uma vez que os novos aparelhos permitem reduzir de forma significativa o nível de emissões de CO2.

De salientar ainda o facto desta nova rota, a par da já existente Ponta Delgada/Funchal/Canárias, assegurar a ligação entre estas três regiões ultraperiféricas de forma regular com todos os ganhos que daí advirão, não só no que diz respeito ao sector do turismo, mas também enquanto elemento potenciador para os empresários regionais que têm aqui mais uma possibilidade para encontrarem novos mercados e oportunidades de negócio.

De destacar, ainda neste âmbito, a realização, entre os próximos dias 22 de Julho e 2 de Setembro, de ligações diárias entre Ponta Delgada e o Funchal, naquele que constitui um factor de cada vez maior aproximação entre os dois arquipélagos portugueses.

Hoje, com a SATA, os Açores estão presentes em locais tão distantes como, por exemplo, o Canadá, a Escandinávia, Inglaterra e Espanha, em ligações regulares, ou como Cabo Verde e República Dominicana, entre outros, no que diz respeito ao mercado charter.

Esta estratégia, que visa alargar cada vez mais o leque de destinos da SATA, potenciando o seu crescimento e a sua afirmação, afigura-se ainda mais decisiva quando são conhecidas as dificuldades que o sector da aviação civil enfrenta, ou os desafios que se têm vindo a colocar aos Açores no sector do Turismo, actividade que tem sido penalizada de forma muito semelhante por este tipo de ocorrências.

É, por isso, importante reafirmar aquilo que sempre tem sido dito de forma muito clara pelo Governo dos Açores: o caminho que temos vindo a percorrer não pode ser feito a qualquer custo ou de forma irreflectida e que coloque em causa o que é verdadeiramente essencial: a existência de uma companhia aérea regional, e de um elo fundamental no que respeita à acessibilidade de todos os açorianos, entre as ilhas e com o exterior, e de todos quantos nos procuram.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido tem possibilitado encontrar, a cada momento, as melhores respostas para os desafios com que nos deparamos, como foi o caso do papel essencial que a SATA desempenhou quando no início deste ano iniciou a realização de ligações com a Escandinávia, assegurando a acessibilidade a um mercado que é continua a ser de grande importância para o Turismo dos Açores.

Este é, assim, mais um passo na construção de um percurso propiciador de novas oportunidades de negócio para o nosso sector turístico, bem como concretizador de novos horizontes para a nossa transportadora aérea.”



GaCS/NM

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