sexta-feira, 18 de junho de 2010

Museu de Angra do Heroísmo adquire importante colecção de moedas




O acervo numismático do Museu de Angra do Heroísmo foi recentemente enriquecido na sequência da aquisição pelo Governo Regional de uma colecção de moedas, coligida ao longo de anos por Agostinho Machado, um coleccionador angrense, a qual fornece um panorama muito completo da história da numismática dos Açores.

Incluindo espécimes raros, ou mesmo muito raros, de moedas cunhadas no arquipélago ou que nele circularam durante séculos, a colecção agrupa-se em três núcleos principais: Açores, Espanha colonial e Carimbos “GP”.

No grupo Açores, são de salientar alguns exemplares de moedas cunhadas em Angra por ocasião das lutas entre António I, Prior do Crato, e Filipe de Espanha, bem como um outro conjunto carimbado com um pequeno açor estilizado, abrangendo diversos reinados e valores.

É também numerosa a série de moedas de 80 reis, o célebre «maluco» de 1829, cunhadas em Angra, mediante a fundição dos sinos das igrejas à mistura com quantidades variáveis de prata e que, devido ao seu processo rústico de fundição, tendem a ser todas muito diferentes umas das outras, o que as torna especialmente atractivas para os coleccionadores.

As moedas da Espanha colonial, oriundas de várias zonas da América Central e do Sul, atestam a intensa circulação internacional de moeda neste arquipélago, durante mais de três séculos.

O núcleo de “Carimbos GP” é igualmente representativo da enorme diversidade de moedas estrangeiras que circulava nos Açores no século XIX.

Sendo constituído por espécimes de diferentes nacionalidade que, em consequência da Lei de Março de 1887, durante o reinado de D. Luís, foram carimbados, na casa da moeda da fortaleza de S. João Baptista, com as iniciais “GP” encimadas por uma coroa, de modo a poderem continuar a circular.

Para o Director Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, “a grande variedade de moedas que integra a colecção agora adquirida, vem enriquecer sobremaneira o património público da Região Autónoma dos Açores e particularmente colocar o Museu de Angra do Heroísmo entre as instituições públicas detentoras dos mais importantes acervos numismáticos a nível nacional”.

A colecção agora adquirida será objecto de inventariação e oportunamente exposta ao público.





GaCS/AMP/DRaC

Sem comentários: