quarta-feira, 30 de junho de 2010

Painéis interactivos nos aeroportos vão dar a conhecer a realidade científica e tecnológica da Região




Com a abertura oficial da rede Wi-Fi na Aerogare do Aeroporto do Pico ficou concluído o projecto que levou a internet, gratuita, nos espaços públicos nos concelhos das ilhas da Coesão e ainda às aerogares da ilha do Pico e Terceira.

“O Governo dos Açores procedeu, durante os anos de 2009 e 2010, à implantação de redes wireless, disponibilizando o hardware e o acesso gratuito e rápido à Internet, com vista a melhorar as acessibilidades de comunicação da Região, reforçando o apoio face à crescente necessidade de mobilidade dos cidadãos e o acesso facilitado às novas tecnologias de informação e comunicação”, referiu José Contente na cerimónia que assinalou a inauguração da rede aerogare.azores.gov., presidida pelo Presidente do Governo dos Açores.

Com este projecto, associado a outros como o Corvo Ilha Digital, Espaços TIC e Escolas Digitais, procura-se potenciar uma maior flexibilidade, mobilidade e facilidade no acesso às ferramentas tecnológicas, tanto ao nível de oferta como de custo para os utilizadores, “condição que se revela fundamental para aumentar a penetração e proliferação da utilização das novas tecnologias na região”, sublinhou o Secretário Regional.

Ao nível dos espaços públicos, a disponibilização da rede Wi-Fi constitui uma nova valência que potenciará o aumento de utentes que os procuram, contribuindo, deste modo, como alavanca para a sua dinamização e/ou revitalização.

José Contente anunciou a passagem agora à segunda fase do projecto que consistirá na disponibilização de painéis interactivos tácteis para as aerogares das Ilhas da Coesão, designado de Roteiro Científico e Tecnológico. Esta fase ficará concluída durante o ano de 2011

O roteiro possibilitará um maior conhecimento da realidade científica regional e dará a conhecer as especificidades de cada ilha em áreas como a biodiversidade, a geologia, a geografia, as áreas ambientais, entre outras, além de disponibilizar informação detalhada sobre infra-estruturas de divulgação científica e tecnológica, como os Centros de Ciência e os Espaços TIC.

“Estamos deste modo a avançar para uma sociedade onde a inclusão digital representa uma maior e melhor acessibilidade às novas tecnologias de informação e comunicação com consequente aumento da democraticidade e, por outro lado, cumprimos assim mais um objectivo da força da modernidade que o Governo dos Açores todos os dias imprime à nossa Região”, afirmou o governante.

O Secretario Regional da Ciência e Tecnologia frisou a importância dos projectos desta natureza porque, disse, correspondem às exigências patentes no novo quadro estratégico, definido pela Comissão das Comunidades Europeias, que definiu para 2010 o tema “Uma sociedade da informação europeia para o crescimento e o emprego”.

Neste sentido, acrescentou José Contente, “reconhece-se a importância da adopção de políticas pró-activas que vêm responder às profundas mudanças tecnológicas em curso, dado que a convergência digital de serviços, redes e equipamentos ligados à sociedade da informação e aos media é uma realidade cada vez maior no dia-a-dia. Neste sentido, o novo programa quadro promove uma economia digital aberta e concorrencial, colocando a tónica nas TIC enquanto factor promotor da competitividade, inclusão e de melhoria da qualidade de vida”.



GaCS/VS

Sem comentários: