sexta-feira, 18 de junho de 2010

Programas de estágios de jovens recém-formados é um êxito nos Açores




Os programas Estagiar L e Estagiar T, destinados a jovens que acabaram uma licenciatura ou um curso profissional, respectivamente, têm sido um êxito nos Açores.

A garantia foi dada esta tarde, durante um debate no parlamento regional, pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.

Segundo disse Ana Paula Marques, o Observatório de Emprego acompanha os estagiários e realizou um inquérito junto de todos os jovens que acabaram aquela etapa de formação nos locais de trabalho a 30 de Setembro do ano passado, sobre a permanência profissional nos locais onde estagiaram e, logo aí, verificou-se que 51% foram admitidos.

A Secretária Regional considera esta taxa de empregabilidade imediata muito boa, sobretudo pelas contingências do actual momento da economia mundial, mas, acrescentou, um novo inquérito, realizado seis meses depois, revela que esse número subiu para 77% de ex-estagiários a trabalhar, percentagem considerada excelente.

Do total de jovens que fizeram os estágios e que posteriormente ficaram a trabalhar, 88% estão em empresas privadas, dado que Ana Paula Marques considera, até, surpreendente, dada a conjuntura actual.

Estão a realizar o Estagiar L e o Estagiar T este ano cerca de um milhar de jovens qualificados.




GaCS/FA

Sem comentários: