terça-feira, 29 de junho de 2010

Reabilitação da Casa Manuel de Arriaga consignada em Julho



No próximo dia 2 de Julho o Director Regional da Cultura, Jorge Paulus Bruno, procederá à assinatura do contrato e do auto de consignação da obra de “Reabilitação da Casa Manuel de Arriaga”, numa cerimónia pública que se realizará no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta.

A empreitada de “Reabilitação da Casa Manuel de Arriaga” foi adjudicada à empresa Nascimento, Neves & Filho, Lda. e está orçada no valor de 900 000,00€ (novecentos mil euros), mais IVA, com um prazo de execução de 240 dias.

A fiscalização da obra será da responsabilidade da Arquiangra – Arquitectura e Engenharia, Lda.

O Solar dos Arriagas, cuja edificação teve lugar durante a primeira metade do século XIX, é actualmente designado como Casa Manuel de Arriaga, por nele ter nascido e vivido até aos 18 anos Manuel José de Arriaga Brum da Silveira que viria a ser, em 1911, o primeiro presidente da República Portuguesa.

A recuperação e reabilitação deste imóvel, classificado como Imóvel de Interesse Público pela Resolução do Conselho do Governo nr. 148/2008, de 30 de Outubro, assim como o projecto de museologia, restituirão aos faialenses e açorianos em geral um espaço que, para além de evocar a memória de Manuel de Arriaga, significará também um território de reflexão dos ideais republicanos e de sensibilização para os valores da cidadania.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: