segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rede da Sociedade da Informação chega a todas as freguesias das Lajes do Pico



Todas as freguesias do concelho das Lajes do Pico estão dotadas de Espaço TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, devidamente equipados e com disponibilidade de formação para crianças, jovens, adultos e idosos, referiu hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente visitou o Clube Informático da freguesia da Calheta do Nesquim, da Associação Dinamizadora de Jovens das Lajes do Pico, e constatou a dinâmica do Espaço TIC que recebe, diariamente, duas dezenas de pessoas.“Este espaço TIC na Calheta do Nesquim vem demonstrar que continua a ser importante a difusão da cultura digital nos Açores e a utilização da internet constitui uma ferramenta da democratização da sociedade açoriana”, sublinha o governante, justificando que, para muitos cidadãos, estes espaços são o único acesso às ferramentas informáticas e à Internet.

A formação ministrada na Rede da Sociedade da Informação dos Açores (RSIA), rede que integra, a nível regional, os Espaços TIC, permite o contacto com as novas tecnologias, cada vez mais úteis no dia-a-dia, além de incentivar que as pessoas adquiram os seus equipamentos próprios.

Neste contento, o Secretário Regional adiantou ainda que “é isto que o Governo Regional pretende com estes projectos de inclusão digital. Pretendemos que as pessoas tenham cada vez mais competências nestas áreas para depois poderem, na sua própria casa, utilizarem estas ferramentas como meios de lazer, mas também como meios que eventualmente sirvam para comunicar com outras pessoase garantam a comunicação entre empresas, etc.”.

O Clube Informático das Lajes do Pico, criado em 2005, foi apoiado pelo executivo açoriano em mais de 50 mil euros nos cinco anos de existência.

Segundo José Contente, importa reforçar e dinamizar os espaços TIC nos Açores porque, refere, “continuam a ter uma importância vital na democratização da nossa sociedade em termos de inclusão digital e constituem uma alavanca para que, cada vez mais, haja cidadãos com essas competências nos Açores”.

José Contente dirigiu palavras de incentivo aos responsáveis do Núcleo da freguesia, estimulando-os a serem criativos de forma a alcançarem um número cada vez maior de utentes, “precisamos todos de trabalhar para que nos Açores haja uma sociedade informada e formada relativamente às novas tecnologias da informação e comunicação”, rematou o governante.



GaCS/VS

Sem comentários: