terça-feira, 29 de junho de 2010

Secretário da tutela esclarece dívida do Serviço Regional de Saúde e reafirma que não tem havido incumprimento



O Secretário Regional da Saúde reafirmou hoje que a dívida do Serviço Regional de Saúde é de 376 milhões de euros e não aquela que a líder do PSD-Açores referiu, esta manhã, em declarações à comunicação social.

Miguel Correia recordou que esse montante resulta das dívidas de 183 milhões dos hospitais EPE, de 160 milhões, a médio e a longo prazos, na Saudaçor, e de 33 milhões a curto prazo, acrescentando que se trata de números já conhecidos publicamente e que o Tribunal de Contas fiscaliza e anuncia.

“É falso também que se esteja a aumentar dívida para pagar dívida”, disse, frisando que o que tem havido são operações de reestruturação da dívida, em busca sempre das melhores condições financeiras.

Como fez questão de sublinhar, “não tem havido qualquer incumprimento das responsabilidades financeiras do Serviço Regional de Saúde, ao contrário do incumprimento generalizado de pagamentos a fornecedores por parte das autarquias, nomeadamente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, de que a líder do PSD é precisamente a presidente.”

O Secretário Regional da Saúde quis também deixar claro que “em caso algum está posta em causa a acreditação internacional do Hospital de Ponta Delgada em virtude das medidas de contenção aprovadas pelo Governo Regional.

“Tivemos a preocupação de discutir, medida a medida, de modo a que as medidas aprovadas não pusessem nunca em causa a qualidade e a acreditação internacional do hospital”, acentuou.

Miguel Correia disse ainda – sobre a proposta de aplicação de eventuais acréscimos de receita fiscal – que o Governo vai afectá-las a várias medidas que vão ao encontro das necessidades das pessoas e das empresas.

O governante realçou que pessoas e empresas “atravessam igualmente um período difícil, precisamente por que há atrasos de pagamento e há incumprimento por parte das câmaras municipais, de onde se destaca, mais uma vez, a Câmara Municipal de Ponta Delgada.”


GaCS/CT

Sem comentários: