sexta-feira, 16 de julho de 2010

Currículo relevante em debate na Praia da Vitória



A importância de um currículo escolar relevante para a motivação dos alunos é um dos temas em debate hoje e amanhã, no “Colóquio Luso-Romeno Sobre Questões Curriculares”, que decorre na Praia da Vitória.

Falando na abertura do encontro, que reúne professores da Região e da Roménia, a Directora Regional da Educação e Formação salientou a importância do debate sobre currículos, “um tema actual que nos faz pensar nele diariamente”.

Segundo disse Fabíola Cardoso, um currículo relevante pode melhorar substancialmente “o desempenho dos alunos” e a motivação dos menos interessados, combatendo, entre outros aspectos negativos, a indisciplina.

No colóquio vão ser apresentadas as conclusões de um conjunto de projectos de investigação/acção, desenvolvidos em seis escolas da Região com a participação da Universidade dos Açores, naquilo que a Directora Regional considerou ser “uma ligação interessantíssima entre a universidade e as escolas”.

Fabíola Cardoso congratulou-se, também, com a parceria que foi estabelecida com autoridades e professores da Roménia, neste domínio dos currículos, que considerou ser “bastante proveitosa”.

Esta iniciativa integra o projecto internacional “Enhancing Curriculum Relevance”, com intervenção da Secretaria Regional da Educação e Formação, que assegura a coordenação administrativa e financeira, em associação com a Câmara Municipal de Bucareste, com a Universidade de Bucareste e com várias escolas da mesma cidade romena.



GaCS/FA

Sem comentários: