quinta-feira, 29 de julho de 2010

Governo assina protocolo com a AICOPA para qualificação profissional na construção civil



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou hoje um protocolo com a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA), para a formação de instaladores e projectistas em infra-estruturas de telecomunicações em edifícios (ITED) e urbanizações (ITUR), segundo a exigência legal para o sector da construção civil.

De acordo com este regime, todos os técnicos - projectistas e instaladores - inscritos no Instituto de Comunicações de Portugal, ICP-ANACOM, para poderem continuar a exercer a sua actividade profissional têm de obrigatoriamente de, até ao final do corrente ano, fazerem prova junto do regulador, da frequência e aproveitamento das acções de formação.

Os cursos garantem não só uma actualização de conhecimentos mas também “uma evolução natural aos temas das redes de nova geração, concretamente ao nível da introdução de infra-estruturas de fibra óptica, cuja evolução tecnológica veio impor aos técnicos novos desafios mas também maiores responsabilidades”, disse José Contente.

Nos Açores existem actualmente cerca de 150 técnicos inscritos no ICP-ANACOM, a maioria dos quais não poderiam continuar a exercer a sua actual actividade profissional, a não ser que financiassem a título individual a formação, viagem e alojamento no continente, já que nos Açores não existia uma única entidade formadora credenciada para o efeito.

A fim de garantir a actividade profissional destes técnicos e contribuir para o aumento da respectiva qualificação profissional, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SCRTE), financia em 40 mil euros anuais as acções de formação levadas a cabo pela AICOPA, mediante o estabelecimento de protocolo.

“É pois com este espírito de responsabilidade e sentido de missão que o Governo dos Açores, no que toca à promoção, qualificação e credenciação de recursos humanos públicos e privados em matéria de ciência e tecnologia, assina hoje este protocolo com a AICOPA e que permitirá formar técnicos com custos para estes bastante mais reduzidos”, referiu o governante.

Através da colaboração técnica e financeira prevista no documento, a SRCTE irá contribuir igualmente com a cedência de um espaço e com a nomeação de um técnico para ajudar na organização e condução de todo o processo de formação. José Contente afirmou, neste sentido, que “temos a certeza que este é um projecto em que o apoio à formação de técnicos nesta área nos ajudará a seguir na linha da frente ao nível da opção estratégica definida pelo Governo para as redes de nova geração na Região”.

O governante sublinhou ainda que o executivo açoriano irá continuar a trabalhar nesta área, estabelecendo parcerias com diversas entidades regionais para o efeito, “uma fórmula indispensável para atingirmos patamares qualificantes cruciais para vencermos os desafios da competitividade e da modernidade que queremos cumprir na nossa Região”, acrescentou.

Na ocasião o Secretário Regional referiu ainda que, em relação ao sector da construção civil, o Governo dos Açores “só faz as obras que pode pagar e paga a tempo as obras que faz”, e acrescentou que o executivo tem estado alerta e tem desempenhado um papel preponderante para o incitamento às autarquias a fim de regularizarem as dividas para com os empresários no menor curto espaço de tempo possível.

José Contente anunciou também que, se o Instituto de Construção e Imobiliário (InSI), antigo IMOPI, não avançar com a criação de uma delegação nos Açores, a tutela irá conduzir um processo legislativo para a criação de uma entidade similar na Região Autónoma dos Açores.



GaCS/VS

Sem comentários: