domingo, 18 de julho de 2010

Governo com investimentos de vulto na área do ambiente na Terceira



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar disse esta tarde que o Governo doa Açores tem em curso ou em fase de arranque investimentos de vulto em diversas componentes da área do ambiente na Terceira.

Álamo Meneses falava na inauguração das obras de consolidação e protecção da falésia sobranceira ao porto da freguesia do Porto Judeu, uma intervenção realizada em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e com a Junta de Freguesia.

O governante salientou a importância dessa colaboração entre o Governo Regional e o poder autárquico para a realização de pequenas intervenções na orla costeira e noutros locais, mas também para a concretização de grandes projectos.

Um deles, conforme destacou, é a criação de uma solução para os resíduos da ilha e de outras ilhas vizinhas, com a construção de um complexo na Terceira que vai absorver boa parte dos 100 milhões de euros destinados a esta área na Região.

Outra acção já em fase de conclusão prende-se com a operacionalização do Parque de Ilha, que vai contribuir para a preservação da biodiversidade e permitir o usufruto pela população residente e pelos turistas de cenários muito ricos, com destaque para a caldeira da Serra de Santa Bárbara, o local dos Açores que concentra maior diversidade de plantas endémicas.

Álamo Meneses anunciou, ainda, que o Governo vai celebrar este ano protocolos únicos com as Juntas de Freguesia para intervenções nos diversos aspectos ligados ao ambiente, em substituição da fórmula anterior que consistia em celebrar acordos, caso a caso, conforme o tipo de intervenção, nomeadamente limpeza de ribeiras e da orla costeira.

Esses protocolos inserem-se na iniciativa EcoFreguesias, que visa melhorar a limpeza de todas as localidades dos Açores. As freguesias que atingirem os patamares de limpeza estipulados receberão um galardão e as Juntas terão os apoios atribuídos majorados.



GaCS/FA

Sem comentários: