terça-feira, 27 de julho de 2010

Governo prepara sistema para a análise e publicação de indicadores sobre o Estado do Ambiente



A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar está a desenvolver uma plataforma tecnológica que visa garantir a análise permanente de toda a informação de interesse para a avaliação do Ambiente nos Açores.

O projecto está a ser desenvolvido pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e integra ferramentas de análise estatística apropriadas para o tratamento dos dados geográficos e alfanuméricos armazenados nas bases de dados do Centro de Informação Geográfica do Ambiente e do Mar. Neste contexto, o Governo pretende desenvolver um vasto conjunto de indicadores nos domínios da conservação da natureza, do ordenamento do território, dos recursos hídricos, das alterações climáticas e da energia, de modo a que se mantenha um sistema continuamente actualizado sobre o Estado do Ambiente.

A plataforma tecnológica, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de Outubro, incluirá um módulo específico para a divulgação de toda a informação através da Internet. Esta medida, segue-se à publicação do Sistema Regional de Informação sobre os Resíduos, do Sistema Regional de Informação sobre o Território e do Sistema Regional de Informação sobre a Água, constituindo mais um passo para a aproximação dos cidadãos à realidade ambiental dos Açores.


GaCS/SF/DROTRH

Sem comentários: