terça-feira, 27 de julho de 2010

Noé Rodrigues garante que a agricultura açoriana está a responder às dificuldades do mercado



“A agricultura é o sector que melhor está a responder a todas as dificuldades, neste momento de turbulência no mercado e de dificuldades internacionais, que está a reagir, e a apresentar uma dinâmica constante de investimento e de crescimento económico”.

A afirmação é do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, proferida durante a inauguração do caminho agrícola da Canada da Ribeiras das Nove e do sistema de abastecimento de água da mesma zona, na freguesia de Santa Bárbara, na ilha Terceira.

A obra, superior a 360 mil euros, é justificada por Noé Rodrigues como “a continuação de um investimento vasto que o Governo tem feito nas infra-estruturas do ordenamento agrário, visando qualificar o trabalho agrícola, facilitando o trabalho dos nosso agricultores e assim induzir maior rendimento”.

O caminho agrícola da Canada da Ribeira das Nove, com a extensão de 1,6 quilómetros, permite a ligação entre duas acessibilidades da estrada regional à estrada municipal e possui também uma rede de abastecimento de água à exploração, permitindo abastecer à parcela cada um dos proprietários.

Para o Secretário da Agricultura e Florestas esta “é apenas uma parte de um investimento que está a ser feito na Terceira, que faz com que tenhamos mais de 114 quilómetros de caminhos agrícolas em boas condições de circulação, duas lagoas artificiais, 14 reservatórios, dois furos, e uma capacidade de armazenamento de água para a agricultura superior a 305 mil metros cúbicos”.

Noé Rodrigues garante assim, que “estamos muito próximos de resolver o problema de abastecimento de água agrícola na Terceira, e temos continuado a investir nesse segmento”.

No entanto, o Secretário Regional assume que ainda não está satisfeito: “temos uma grande insatisfação pelo que ainda não está feito, temos uma grande apetência para continuar a ter os fluxos financeiros para potenciarmos mais investimentos nestas áreas estruturantes na nossa actividade produtiva, para potenciarmos mais a capacidade produtiva existente nas ilhas e para darmos aos nossos agricultores níveis de satisfação muito superiores àqueles que tinham no passado”.

O retorno das acções desenvolvidas no sector da agricultura tem sido, para Noé Rodrigues, muito significativo na economia regional, trazendo maior produtividade.

O Secretário Regional apelou ainda para que “todos apoiem os nossos agricultores, que vejam a qualidade dos produtos que estão a ser colocados no mercado e que tenham muito orgulho naquilo que é nosso, preferindo e comprando o que é regional, apoiando assim a nossa agricultura e a nossa gente”.



GaCS/AMP

Sem comentários: