sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novo site do Programa “Estagiar” entra em funcionamento no dia 1 de Agosto



A partir do dia 1 de Agosto, (Domingo), às 00H00, vai estar disponível na página da Internet, o endereço electrónico: https://www.estagiar.azores.gov.pt, através do qual será possível a realização de candidaturas online ao Programa “Estagiar”, que engloba três vertentes L, T e U.

O novo site disponibilizará, ainda, funcionalidades tais como mensagens dos jovens, um espaço de diálogo, mapas de assiduidade, relatórios de estágio e avaliação do Programa, que facilitarão o acompanhamento do programa.

O anúncio foi feito hoje, pelo Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, durante uma conferência de imprensa, em Ponta Delgada, para a apresentação do site do programa “Estagiar” e dos procedimentos de inscrição naquele programa.

Segundo Rui Bettencourt, o Governo Regional, após avaliação do programa e após auscultação do Conselho Regional de Concertação Estratégica, procedeu a alterações agora introduzidas no Programa “Estagiar”, que se prendem com uma maior implicação das entidades no acolhimento de estagiários. Por exemplo, no caso do Estagiar L, em São Miguel e na Terceira, e do Estagiar T para todas as ilhas, o Governo suporta, durante os primeros seis meses 100% da bolsa e, eventualmente, se o estágio for prorrogado, por vontade da entidade e do estagíário, para mais cinco meses, conta com o financiamento público na ordem dos 75 %, ficando a entidade a suportar 25 % da bolsa.

Nas restantes ilhas, a duração inicial do Estagiar L é de 12 meses e conta com um financiamento público na ordem dos 100%, podendo o mesmo ser alargado a mais 11 meses, ficando o Governo a suportar 75% da bolsa e entidade 25%. Nestas ilhas, o estágio de longa duração permitirá, ainda, aos estagiários um mês de descanso, renumerado, entre o 12º e o 15º mês .

Com as novas alterações, só podem candidatar-se ao Programa “Estagiar” as entidades com quadro de pessoal, da Administração Pública central ou local e regional, sendo que a Administração Pública central ou local só pode ter três estagiários por ano.

Outra das alterações prende-se com o recrutamento, ou seja, apenas se podem candidatar na fase seguinte, entidades que, tendo tido estagiários durante 11 meses consecutivos, recrutaram pelo menos 50 %. Também foi indicado que os jovens passam a ter subsídio de refeição.

Estas novas medidas visam, entre outras, “proporcionar um maior conforto ao estagiário e fazer com que algumas entidades não funcionem só com estagiários, mas que gradualmente haja uma implicação da entidade junto do estagiário”.

Paralelamente, foram apresentados hoje, os resultadados de uma avaliação elaborada pelo Observatório do Emprego, que teve como objectivo principal a avaliar a evolução do Programa “Estagiar”.

Segundo os dados obtidos, seis meses após a conclusão do estágio, mais de 70 % dos jovens estavam integrados nas entidades, sendo que o Programa “Estagiar” T foi aquele que registou uma maior integração.

De acordo com Rui Bettencourt, esta situação deve-se ao facto de os jovens colocados nesta vertente do Programa “Estagiar” “possuirem cursos onde previamente foram feitas análises prospectivas para a detecção das necessidades das empresas”.

Na ocasião, realçou, ainda, que dos mais de cinco mil jovens que passaram pelo Programa “Estagiar” L e T, menos de 70 estão desempregados.

Recorde-se que este Programa visa promover a inserção dos jovens no mundo do trabalho, bem como dar a conhecer às empresas o profissionalismo dos jovens.

O Director Regional indicou ainda que mais de 6000 empresas regionais foram informadas das potencialidades do Estagiar e convidadas a acolher jovens.





GaCS/SM

Sem comentários: