domingo, 29 de agosto de 2010

Açores são vistos cada vez mais como uma Região moderna e de oportunidades



Os Açores constituem hoje uma “terra de oportunidades, tendo vindo a afirmar-se ao longo dos últimos anos como uma Região que tem sabido ganhar uma importância crescente a nível nacional e europeu”, defendeu, este sábado, em Fall River, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas no final do Bodo de Leite e Cortejo Etnográfico das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, manifestou-se “muito satisfeito” por verificar que a percepção que as comunidades emigrantes têm dos Açores de hoje “é muito diferente daquela que levaram quando partiram”, sendo esse um sentimento “que se começa também a expandir para outras áreas que não apenas a da emigração”.

Segundo o Secretário Regional da Economia, “há cada vez mais a consciência de que os Açores evoluiram de uma Região com enormes desafios de desenvolvimento para uma Região que se afirma moderna e que nos últimos anos se tem vindo a afirmar como uma referência no país, e também no espaço europeu, em diferentes áreas”.

Por isso, defendeu, “é normal que os Açores se queiram afirmar aqui como uma terra de oportunidades”. “Há cada vez mais a noção de que os Açores conseguiram fazer um trajecto dentro da sua Autonomia, e ao longo dos últimos anos, de criar as condições de melhor e maior bem estar para o seu desenvolvimento”, defendeu.

“A nossa região está hoje dotada de melhores infra-estruturas afirmando-se como uma Região de referência ao nível dos padrões mundiais de desenvolvimento”, encontrando-se agora a trabalhar para “poder criar as condições que permitam partilhar estas oportunidades de sucesso com todos os que pretendam apostar nos Açores”.

No que diz respeito às Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, Vasco Cordeiro considerou que esta é “uma iniciativa que congrega, nos dias de hoje, não apenas os açorianos e os que mais directamente estão envolvidos neste evento, mas também todos aqueles que se sentem ligados à cultura portuguesa”.

Actualmente, concluiu, “existe um grande sentimento de saudade e de amor aos Açores, o que permite reafirmar aqui nos Estados Unidos a cultura dos Açores, mantendo vivas as suas tradições mais profundas. Esta ocasião é, também, uma declaração de orgulho em ser açoriano e português, como se pode verificar pelo facto das festividades hoje em dia congregarem não apenas as associações representativas da Região, mas também associações das mais diferentes regiões de Portugal”.



GaCS/NM

Sem comentários: