segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos considerado um dos 150 melhores projectos co-financiados pela União Europeia



O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, estrutura da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, foi seleccionado com um dos 150 melhores projectos que ilustram o sucesso da aplicação dos co-financiamentos do Fundo para o Desenvolvimento Regional Europeu e dos Fundos de Coesão. Esta nomeação foi apresentada na publicação “Investing in our Regions – 150 examples of projects co-funded by european regional policy”, encontrando-se classificado na área do ambiente, a par de outras 14 estruturas dispersas, principalmente pelo Leste Europeu. Em termos de projectos portugueses, o Centro dos Capelinhos pertence ao grupo de 5 classificações portuguesas, ao lado de projectos como o do Metro do Porto.

Esta classificação surge na altura em que comemora dois anos de funcionamento. Este Centro abriu as portas ao público no dia 18 de Agosto de 2008 e até agora já recebeu mais de 43 mil visitantes.

Nos finais do ano transacto o Centro de Interpretação foi integrado no Parque Natural da Ilha do Faial, fazendo assim parte de uma estrutura que engloba todas as áreas classificadas da ilha, a Fabrica da Baleia de Porto Pim, o Jardim Botânico e 6 trilhos pedestres que se encontram na área do parque. A integração do Centro no Parque Natural do Faial, tornou-se uma mais valia para os visitantes da ilha dado que houve uma grande investimento da área de visitação e uma melhor divulgação dos diversos espaços que integram este Parque.

Com o objectivo de melhorar o seu atendimento, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, aumentou, este ano, a oferta de Loja e Bar, estando disponíveis diversos produtos que permitem a realização de refeições rápidas neste espaço.

A partir da próxima semana dar-se-á início a um inquérito de satisfação dos visitantes dos três Centros de Interpretação Ambiental do Parque, por forma a avaliar o grau de satisfação de quem nos procura.


GaCS/SF/SRAM

Sem comentários: