terça-feira, 24 de agosto de 2010

Direcção Regional da Cultura atribui Bolsas para Criação Artística



O Governo Regional dos Açores criou, através da Direcção Regional da Cultura, no ano de 2009, um Programa de Bolsas para Criação Artística, com o objectivo de criar condições materiais para que artistas e profissionais residentes nos Açores, desenvolvam e produzam obras inéditas e de qualidade, ampliando a produção e a difusão das Artes.

Neste âmbito, a Direcção Regional da Cultura recebeu 21 candidaturas, provenientes de São Miguel, Terceira, Faial e Pico, distribuídas pelas seguintes áreas: Artes Visuais (11), Criação Literária (2), Dança – Coreografia (2), Dramaturgia (3), Fotografia (2), Música – Composição Erudita (1). Não foram apresentadas candidaturas para a área de Música – Composição para Bandas Filarmónicas.

Para cada área foi nomeada uma Comissão de Selecção, constituída por personalidades de reconhecida idoneidade, a quem competiu analisar as candidaturas e indicar quais os projectos que, pela sua qualidade e originalidade, reuniam condições para serem seleccionados para a atribuição de uma bolsa para criação artística.

No seguimento da análise efectuada pelas Comissões, de uma forma bastante cuidada e criteriosa, foram atribuídas 8 Bolsas para Criação Artística:

Artes Visuais
Catarina Isabel Castelo Branco
Sudip Kumar Chattopadhyaya

Criação Literária
Paulo Jorge Saraiva dos Santos Luís

Dança (Coreografia)
Maria Beatriz Teves de Oliveira
Maria João Gouveia Vieira da Costa

Dramaturgia
António Fernando Franco Malheiro
Maria João Dias Jorge Simões

Música (Composição Erudita)
Rafael Alexandre da Estrela de Fraga

Fotografia
Não foi atribuída bolsa nesta área.




GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: