segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Direcção Regional da Cultura realiza estudo e conservação dos frescos da Igreja Matriz de São Sebastião, na ilha Terceira



O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, tem vindo a realizar, desde Janeiro de 2007, uma complexa intervenção de conservação dos frescos das paredes laterais da Igreja Matriz da Vila de São Sebastião da Ilha Terceira, no âmbito do plano de preservação do Património Cultural da Região.

Trata-se do único conjunto fresquista actualmente conhecido nos Açores, de maior extensão conhecido em Portugal e um bem estudado do ponto de vista científico e iconográfico.

Os frescos da Igreja Matriz de São Sebastião ocupam uma área de 2,52m de altura, por 8,02m de largura na parede sul, 9,16m na parede norte e correspondem a dois géneros distintos de pintura: figuras autónomas separadas por molduras decorativas com grotescos, na parede sul e diversas cenas narrativas, na parede norte. Contudo, o estilo da pintura revela tratar-se de uma obra realizada, toda ela, pela mesma mão.

A intervenção actualmente em curso é da responsabilidade da Divisão do Património Móvel e Imaterial da Direcção Regional da Cultura, com a supervisão do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Contou-se, igualmente, com a colaboração do Instituto dos Museus e da Conservação, para a realização das análises laboratoriais de identificação dos pigmentos e dos constituintes das argamassas.

Com esta intervenção o Governo dos Açores continua a dar prosseguimento à valorização e divulgação do extenso património móvel e imóvel dos Açores.


GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: