quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas



No seguimento de novas críticas efectuadas pelo PSD Açores ao Governo Regional sobre o final do sistema de quotas leiteiras na União Europeia, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas esclarece o seguinte:

Em matéria de quotas leiteiras já todos percebemos o desnorte do PSD Açores: É contra o que ele próprio aprovou, e a culpa é dos outros!

Quanto ao Governo Regional, sempre fez a defesa do regime de quotas leiteiras mas, perante a notória inflexibilidade da Comissão Europeia, desenvolveu pela Universidade Açoriana um estudo sobre “Estratégias para promover eficiência e competitividade no sector leiteiro Açoriano, Estudo da Cadeia de Valor do Leite” e tratou de definir uma posição de princípio, juntamente com as outras Regiões Ultraperiféricas (RUP’s), no sentido da Comissão Europeia cumprir com os estudos do impacto do desmantelamento sobre a economia das RUP’s das alterações das políticas levadas a cabo na União Europeia (pg. 26 do Memorando Conjunto das RUP’s – As RUP no Horizonte 2020, Las Palmas 14 de Outubro de 2009).

De facto, o que se exige é que a Comissão Europeia proceda, como anunciou, à avaliação dos impactos do desmantelamento do regime de quotas ao nível social, económico e ambiental, como foi amplamente defendido e referido pela ex-comissária da agricultura, e que faça o acompanhamento da situação de mercado, como está decidido, pois a Comissão apresentará um relatório até 31 de Dezembro de 2010 e outro até 31 de Dezembro de 2012 sobre a situação da evolução do mercado do sector leiteiro, se necessário acompanhado de medidas.

Esta foi, aliás, a posição de que Portugal foi um dos maiores defensores no Conselho de Ministros.

Não é por muito inventar ou falar que o PSD Açores consegue alterar a história, pois é um facto que a decisão de desmantelamento do regime de quotas foi tomada em 2003, quando o Governo da Republica era do PSD que, então não promoveu nem se mostrou com vontade de criar a minoria de bloqueio que agora reclama dos outros. Aliás, o PSD Açores sabe que o processo nunca mais foi reaberto, como resulta claríssimo dos vários discursos da Comissária Boel, inclusive aquando da sua visita aos Açores a convite do Governo Regional.

E se dúvidas houver relativamente à declaração que o Ministro Jaime Silva fez incluir na acta do Conselho que aprovou a reforma do “exame de saúde da PAC”, aqui vai a mesma:

“As sucessivas reformas da Política Agrícola Comum, bem como as adaptações que lhe vão sendo introduzidas não podem ignorar os impactos específicos nas regiões ultra­‑periféricas. Esses impactos são particularmente sentidos no sector leiteiro e nas condições de aprovisionamento em açúcar da Região Autónoma dos Açores.

Portugal lembra que o Parlamento Europeu partilha destas preocupações, nomeadamente no respectivo parecer sobre o "exame de saúde" da Política Agrícola Comum, tendo, inclusive, adoptado uma proposta sobre o aprovisionamento de açúcar para os Açores.”


GaCS/MS

Sem comentários: