sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Governo apoiou primeiro curso de Verão em Sistemas de Informação Geográfica



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, apoiou o GISLAND 2010 – Primeiro Curso Avançado de Verão em Sistemas de Informação Geográfica e Detecção Remota em Planeamento Ambiental Insular, no âmbito da medida do Plano Integrado para a Ciência, Tecnologia e Inovação de apoio à organização de reuniões, seminários, congressos e outros eventos científicos nos Açores.

Na sessão de encerramento do curso de verão, o Director Regional da Ciência Tecnologia e Comunicações, que presidiu à sessão que decorreu ontem em Ponta Delgada, sublinhou que o Governo dos Açores “apoia e estimula este tipo de iniciativas pelo facto de, entre outros objectivos, garantir a formação de especialistas e a internacionalização de investigadores nas áreas estratégicas para o desenvolvimento de Região Autónoma dos Açores”.

O governante reafirmou o empenho da tutela no desenvolvimento de aplicações baseadas em sistemas de informação geográfica. “Os Açores têm-se distinguido a nível nacional pelas iniciativas que tem tido nesta área”, referiu.

A Infra-estrutura de Dados Espaciais Interactiva dos Açores, em constante desenvolvimento, constitui um projecto na área dos sistemas de informação geográfica, que tem como principal objectivo o desenvolvimento e a gestão de uma infra-estrutura de dados geográficos de referência para a Região Açores.

Este evento convergiu para esta mesma estratégia, de afirmação internacional da Região Autónoma dos Açores como actor determinante na promoção das Tecnologias Espaciais e de Informação Geográfica para o Desenvolvimento Sustentável e Planeamento Ambiental em Ilhas, Zonas Costeiras e Regiões Ultra-periféricas, beneficiando da participação de alguns dos mais reputados cientistas internacionais e regionais, e privilegiando o uso de aplicações “open source” na demonstração do seu potencial.

Paulo Menezes realçou, ainda, alguns dos investimentos que têm sido feitos nos Açores, ou que serão realidade brevemente, em infra-estruturas no âmbito das tecnologias espaciais, dando como exemplo a Estação de rastreio de satélites, da ESA, em Santa Maria; o Centro de Vigilância Marítima do Atlântico, da Edisoft, em Santa Maria; a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas Espaciais, com duas estações nos Açores com antenas VLBI, uma na ilha das Flores e outra na ilha de Santa Maria, no âmbito de um protocolo celebrado entre o Governo dos Açores e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha

Paulo Menezes relembrou também que os Açores são sócios fundadores da associação NEREUS, associação das regiões da Europa utilizadoras de tecnologia espacial. “Trabalhamos em prol dos Açores e dos açorianos”, concluiu.



GaCS/VS

Sem comentários: