terça-feira, 17 de agosto de 2010

Governo atribui apoios a artesãos da Região



A Governo dos Açores, por despacho do Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, atribuiu, ao abrigo do sistema de incentivos ao desenvolvimento do artesanato, apoios financeiros a cerca de uma centena de artesãos das ilhas de S. Miguel, Terceira, Pico, Faial, S. Jorge e Graciosa, destinados a apoiar a realização de diversos projectos de formação e à participação em feiras da especialidade, num montante total de quase 50 mil euros.

Estes incentivos têm por objectivo responder, de forma criteriosa, às necessidades mais regulares e específicas das empresas artesanais, incentivando a sua capacidade de investimento e de competitividade no mercado, aliada à qualidade da produção.

Das 380 unidades produtivas artesanais inscritas no registo do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, perto de uma centena apresentaram candidaturas para apoio à participação em feiras, o que envolveu, só neste segmento específico, um investimento global de cerca de 40 mil euros. Os restantes apoios destinaram-se à realização de diversas acções de formação que decorreram nas ilhas de S. Miguel e Terceira.

Os incentivos agora atribuídos surgem na sequência do reforço do investimento concretizado pela Secretaria Regional da Economia na organização de Feiras para o sector, principalmente a nível regional, com o objectivo de implementar uma rede de eventos dedicados ao artesanato durante as principais festividades que se realizam nos Açores ao longo da época alta de turismo, estimulando desta forma o mercado interno e proporcionando aos artesãos de todas as ilhas importantes momentos de divulgação, promoção e comercialização dos seus produtos.

O Artesanato constitui um sector específico da economia regional que se encontra em franco crescimento contribuindo para a preservação do património cultural, para a criação de auto emprego e também como actividade complementar para o sector turístico.


GaCS/NM

Sem comentários: