segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Governo desenvolve projecto inovador na área das comunicações para recuperação de dados em situações de crise ou catástrofe




O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos, está a desenvolver e a coordenar um plano global de contingência para as comunicações ao nível da Região, que conta com o apoio da ANACOM, Autoridade Nacional de Comunicações, entidade que regula e supervisiona o sector das comunicações electrónicas e postais em Portugal.

Este é mais um projecto inovador, único a nível nacional, levado a cabo pelo Governo dos Açores, que visa a criação de um conjunto de mecanismos que garantam a ligação permanente com os pontos de contacto com as várias entidades da Região, a fim de proporcionar um acesso imediato a informações essenciais perante situações de crise ou de guerra.

Este projecto permite ainda o estabelecimento de um conjunto de procedimentos para a avaliação e recuperação das comunicações após a sua rotura, garantindo assim a continuidade da acção governativa, a sobrevivência, a protecção das populações, bem como o apoio às Forças Armadas.

O projecto-piloto conta com a colaboração da Portugal Telecom, da EDA, da Câmara Municipal da Povoação e da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

As várias entidades já se reuniram, sob a coordenação da Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações, para a elaboração de um plano de implementação do projecto que se pretende que venha a ser uma realidade até ao fim do deste ano.

Até lá, irão decorrer diversas sessões de trabalho e alguns exercícios para simulação de situações reais. Prevê-se que uma das avaliações do projecto possa ser feita num cenário de exercício nacional, no âmbito da Comissão de Planeamento de Emergência das Comunicações.


GaCS/VS

Sem comentários: