sábado, 28 de agosto de 2010

Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra mostram que os Açores são maiores do que a geografia



As Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra constituem “não apenas uma manifestação de fé, mas também uma grande manifestação de amor aos Açores e de saudades pelas nossas ilhas”, defendeu, esta sexta feira, em Fall River, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que discursava durante a cerimónia de abertura das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, nas quais participa como convidado de honra em representação da Região Autónoma dos Açores, considerou estas festividades como “um grande evento para todos aqueles que duvidam e que colocam em causa a realidade de que os Açores estão presentes para além das noves ilhas”, pelo que, Fall River “durante este fim de semana das festividades também é Açores e também aqui se pode considerar terra açoriana”.

Para o Secretário Regional da Economia, as festividades, que decorrem até à próxima segunda feira, constituem uma “grande oportunidade de convívio” para os milhares de açorianos que residem nesta área dos Estados Unidos, mas também uma “fonte de inspiração” para quem se desloca do exterior.

As Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra são, por isso, a prova de que “os Açores têm uma força que ultrapassa em muito as fronteiras geográficas das nove ilhas”.

“Além de testemunhar a devoção dos açorianos pelo Espírito Santo”, considerou, estas festividades, no seu caso pessoal, “servem igualmente como um testemunho de que servir os Açores não é apenas atender à realidade das nove ilhas, mas também dos muitos locais onde se encontram açorianos”.

Na sessão de abertura das Grandes Festas do Divino Espírito Santo, além de diversos representantes políticos da comunidade emigrante luso-americana, participaram também a directora regional da Comunidades, Rita Castro, o Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, e o Mayor de Fall River, Will Flanagan.



GaCS/NM

Sem comentários: