terça-feira, 17 de agosto de 2010

Presidente do Governo satisfeito com taxa de desemprego mais baixa do país



O Presidente do Governo dos Açores manifestou “satisfação” com a descida da taxa de desemprego no arquipélago, que é a região do país com os valores mais baixos.

“Os dados agora divulgados, que acompanham a tendência dos que sabemos ser os apurados pelo IEFP, confirmam a condição dos Açores como a região com a taxa de desemprego mais baixa do país”, referiu Carlos César em declarações aos jornalistas hoje no Palácio de Sant´Ana.

O Presidente do Governo realça ainda que os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) representam “uma descida da taxa de desemprego nos Açores face ao trimestre anterior e face ao trimestre homólogo de 2009, o que não acontece em outras regiões do país, designadamente na Madeira”.

Relativamente ao trimestre homólogo de 2009, os Açores foram a única zona do país onde o desemprego não aumentou, tendo sido ainda registada uma quebra relativamente ao primeiro trimestre deste ano.

Para Carlos César, trata-se de dados “muito importantes para a Região e que nos encorajam muito”. O Presidente está confiante na evolução da situação nos Açores, apesar de considerar que é necessário “ser prudente nas análises, não ignorando as dificuldades e os sucessos e acautelando a credibilidade dos optimismos. Não quero dizer que agora tudo vai melhorar para não cair no ridículo da líder da oposição, que anunciou recentemente um desemprego nunca antes visto nos Açores”.

O Presidente do Governo assegurou que vai continuar a “procurar uma via de crescimento sustentável” para os Açores, através de uma utilização racional dos recursos públicos e da motivação dos agentes económicos privados.



Os dados hoje divulgados pelo INE indicam que a taxa de desemprego em Portugal estabilizou nos 10,6 por cento no segundo trimestre deste ano. Por regiões, os Açores registam o valor mais baixo a nível nacional, com uma taxa de desemprego de 6,2 por cento no segundo trimestre



GaCS/SF

Sem comentários: