quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Requalificação do bairro da Terra Chã vai beneficiar as famílias



Foi hoje lançada, pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, a primeira pedra daquela que será a nova urbanização da Terra Chã, na ilha Terceira.

O empreendimento, que tem como finalidade a requalificação do bairro social da Terra Chã, vai “beneficiar as famílias que aqui residem”, disse Ana Paula Marques, acrescentando que “o bem-estar das cerca de 900 pessoas que constituem este núcleo habitacional é o principal objectivo do Governo”.

A Secretária Regional sublinhou que, para o Executivo Regional, a solução não passa pela criação de bairros sociais, mas sim de urbanizações onde “para além das moradias temos outros interesses para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida”.

Desta forma, no projecto que será dividido por três fases, prevê-se que, para além da construção e requalificação de 255 moradias, "sejam também construídas infra-estruturas viárias, rede de esgotos, implantação de zonas verdes e de lazer e criação de espaços para comércio e serviços”, explicou Ana Paula Marques.

Esta primeira fase, que deverá ficar concluída no prazo de 15 meses, representa um valor de cerca de dois milhões e quinhentos mil euros e permite a edificação de 46 habitações, de tipologias que vão do o T1 ao T6.

O bairro social da Terra Chã foi uma resposta provisória para os sinistrados do sismo de 1980, no entanto depois de 30 anos “a requalificação deste bairro era uma prioridade, devido aos problemas habitacionais e sociais resultantes de um aglomerado de habitações com problemas estruturais, infra-estruturas de apoio deficientes e escassez de zonas verdes e de lazer que dignificassem este espaço”, afirmou a Secretária Regional.

Ana Paula Marques mostrou-se convicta de que “a dignificação deste bairro e a criação das infra-estruturas previstas trará a estas famílias motivos de orgulho de aqui residirem e retirará às gerações futuras o estigma de bairro, proporcionando-lhes novas oportunidades e novos horizontes”.

A ilha Terceira foi alvo por parte do Governo Regional, ao longo destes dois últimos anos, de um investimento na área da habitação superior a 12 milhões de euros, o que “resolveu, ou vai resolver nesta legislatura, todos os problemas graves que temos. Com esta obra, mais a do bairro Joaquim Alves (onde já edificámos 74 casas), ficam resolvidos os problemas que tínhamos desde os últimos 30 anos”, afirmou Ana Paula Marques.



GaCS/AMP

Sem comentários: