terça-feira, 28 de setembro de 2010

Exposição "Rumo ao sul: instantes de Jazz" no Museu de Angra



O Museu de Angra do Heroísmo inaugura a 2 de Outubro, sábado, pelas 17 horas, na sala Dacosta a exposição Rumo ao sul: instantes de jazz, da autoria de Carlos Catarecha, um fotógrafo catalão.

A mesma é composta por 29 fotografias de músicos de jazz que, segundo o autor, pretendem reflectir as diferentes realidades que ocorrem num concerto, em que se podem observar reflexos da personalidade dos intérpretes, cada um exercendo a sua liberdade de improvisação, mas, ao mesmo tempo, sendo solidário com a construção de um percurso comum.

A exposição assume-se como uma homenagem aos intérpretes de jazz que se entregam e desnudam em cada actuação. Está, por isso, essencialmente centrada na expressão de emoções, apresentando momentos de intimidade que a câmara surpreendeu e eternizou. São fotos de concertos, de gente que se faz ouvir e deixa ver, mas, na maior parte das vezes, o que Catarecha parece captar não é o fluir encadeado das notas, o sincopado inebriante das escalas, mas sim a pausa, o fôlego, o silêncio meditado em que a música vai acontecendo.

Aquando da abertura da exposição, haverá um apontamento musical protagonizado pelos Susana Coelho Trio que interpretarão algumas composições de jazz conhecidas.

De seguida, terá lugar um encontro de fotografia, em que serão apresentadas e discutidas fotos pelos inscritos no encontro.



GaCS/SF/MAH

Sem comentários: