quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Governo congratula-se com distinção da Microsoft à Escola Secundária da Lagoa



A Secretária Regional da Educação e Formação congratulou-se hoje pelo facto de a Escola Secundária da Lagoa, ilha de São Miguel, ter sido seleccionada para ser uma das duas do País a participar no Programa Mundial das Escolas Inovadoras, promovido pela Microsoft.

“Trata-se do reconhecimento do projecto de uma escola açoriana que já nos habituou a encarar os desafios com ambição, que aposta na inovação e na capacidade empreendedora dos seus docentes e dirigentes, e coloca a qualidade do processo educativo dos alunos como desígnio de toda a comunidade educativa”, disse Lina Mendes.

A governante recordou que o Governo tem vindo “a investir significativamente nas Tecnologias da Informação e Comunicação, não só ao nível dos equipamentos e da formação de docentes, mas também ao nível do currículo, assumindo a literacia digital como uma competência fundamental para o cidadão do século XXI”.

Nesse sentido, acrescentou, no âmbito do Currículo Regional da Educação Básica, “esta opção é muito clara e mesmo pioneira a nível nacional”.

A participação da Escola Secundária de Lagoa “nesta importante iniciativa” da Microsoft “vai permitir uma partilha de boas práticas com outras escolas açorianas, o que consideramos um dos aspectos mais positivos deste Programa, disse ainda.”

A escola da Lagoa atingiu esta distinção, em conjunto com a escolas EB2/3 de Nevogilde (Lousada) no âmbito do Programa Parceiros na Educação (Partners in Learning), e vão, assim, fazer parte desta rede mundial que reconhece e premeia a inovação, naquilo que a Microsoft considera ser uma comunidade de elite de escolas inovadoras em todo o mundo que, através do apoio da Microsoft, irão trabalhar em rede com vista a contribuir para a transformação da visão e das práticas de ensino.

Este ano foram finalistas 52 escolas de 44 países de todo o mundo, tendo-se registado um aumento do número de escolas, mas também de países participantes.

A participação neste programa, ao longo de 12 meses, traduzir-se-á no desenvolvimento de várias actividades – reuniões de trabalho, formação, dinamização e apoio a outras escolas – estando previsto para o próximo dia 26 de Outubro, na cidado do Cabo, África do Sul, durante o World Wide Innovative Education Forum 2010 , o primeiro encontro das 52 escolas seleccionadas.

Na próxima terça-feira, dia 28, a escola lagoense recebe uma placa que atesta a distinção de que agora foi alvo.


GaCS/FA

Sem comentários: