quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Governo lança repto às potenciais empreendedoras para estarem ao serviço dos Açores




A Directora Regional da Igualdade de Oportunidades apelou hoje às potenciais mulheres empreendedoras para que “coloquem ao serviço dos Açores” as suas capacidades organizativas, bem como a sua disciplina e criatividade.

Natércia Gaspar, que falava em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, em Ponta Delgada, durante o seminário “Empreendedorismo e Desenvolvimento Local no Feminino”, considerou mesmo de “crucial importância” que acções promotoras sobre esta estratégia sejam dinamizadas na Região, pois só, assim, “a população poderá tomar conhecimento dos recursos que existem à sua volta e poderão ser maximizados de forma a minimizar as carências que possam existir ao nível do trabalho e do emprego”.

Neste contexto, o Governo dos Açores, em parceira com a Cresaçor, vai promover, entre os meses de Outubro e Novembro, diversas acções de sensibilização no arquipélago, com vista a incentivar o desenvolvimento de projectos de melhoria económica, social e cultural, partilhando com todos, experiências bem sucedidas apoiadas por vários programas - nomeadamente o PRO-EMPREGO - e por políticas sociais promotoras da igualdade de oportunidades e de apoio na luta contra a pobreza e exclusão social.

A Directora Regional defende ainda que “só através da Igualdade de Oportunidades poderemos ter uma sociedade mais justa, com mulheres e homens envolvidos da mesma forma”. Aliás, segundo Natércia Gaspar, “a União Europeia reconhece que o apoio à implementação de negócios e de empresas por mulheres é fundamental para estimular a inovação e a criação de emprego nas economias europeias”.

Nos Açores, sublinhou, “este pressuposto tem sido uma realidade e a mulher tem vindo a assumir um papel cada vez mais activo no contributo para o desenvolvimento político, económico e social da Região; mas a importância do seu papel pode e deve ser maior e a actual conjuntura sócio-económica é o momento favorável para que cada vez mais mulheres tomem atitudes proactivas e desenvolvam as suas capacidades empreendedoras”. Acrescentando, ainda, que na Região, nos últimos anos, e como resultado das políticas de emprego e de igualdade de género promovidas pelo Governo, o número de mulheres com actividade profissional – trabalhadoras ou empresárias – quase duplicou.

No entender da Directora Regional, para esta entrada, “quase maciça, de mulheres no mercado de trabalho muito contribui a implementação de respostas efectivas para a conciliação da vida pessoal com a vida profissional, pelo Governo dos Açores em parceria com entidades privadas”, como é o caso do desenvolvimento das diversas redes de equipamentos de apoio social a idosos, crianças, jovens, e pessoas com deficiência.

Para Natércia Gaspar, “estas respostas permitiram, de alguma maneira, libertar a mulher da sua dupla tarefa, de trabalhar e de organizar a vida familiar, disponibilizando-lhe mais tempo para se dedicar à sua vida profissional e pessoal”.

A implementação de um conjunto de Estratégias de apoio ao Empreendedorismo inclusivo, designadamente o empreendedorismo feminino, como forma de combater a feminização da pobreza, ao associativismo, à criação de redes e do auto emprego, promovendo e apoiando o desenvolvimento de acções de formação potenciadoras da capacidade empresarial e da participação na vida activa por parte das mulheres foram outras das iniciativas realçadas por Natércia Gaspar.



GaCS\SM

Sem comentários: