quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Governo reforça infra-estruturas agrícolas e apela a uma maior racionalização da água



A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas assinou, esta quinta-feira, com um consórcio constituído por duas empresas regionais, os contratos para a empreitada de beneficiação e execução da rede de abastecimento de água dos caminhos agrícolas do Vale Grande e do Marquês, localizados no POA da Zona Central da Ilha de São Miguel, pelo montante financeiro de cerca de 2,8 milhões de euros.

No momento da assinatura destes contratos, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou a “importância deste investimento na melhoria das infra-estruturas agro-pecuárias, sendo que o abastecimento de água à parcela se apresenta como fundamental para iniciar um processo de racionalização do consumo de água”.

Noé Rodrigues anunciou ainda a conclusão de um projecto para a construção de uma lagoa artificial com capacidade de 30.000 metros cúbicos para abastecimento de água ao POA da Zona Central de São Miguel, uma obra que deverá ser iniciada ainda este ano.

O governante recordou os investimentos públicos efectuados nos últimos anos nas redes de abastecimento de água à lavoura, mas também reconheceu que as condições atmosféricas atípicas dos últimos meses trouxeram algumas carências nas reservas de água regionais e por isso apelou a que se faça “um maior esforço para gerirmos melhor o recurso água”.

Os dois caminhos hoje contratados, contam com uma extensão total de 8,3 quilómetros, localizam-se nos concelhos da Ribeira Grande, Povoação e Vila Franca do Campo, beneficiando cerca de 250 empresários agrícolas e uma vasta área de pastagem privada (610 hectares), com cerca de 150 parcelas.

A empreitada de beneficiação destes caminhos agrícolas contempla a construção do piso em betão betuminoso em toda a sua extensão, a melhoria da rede de drenagem e a sua adaptação ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água, com a construção de um total de condutas na ordem dos 10 quilómetros e 150 ramais individuais.



GaCS/MS

Sem comentários: