sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Governo resolve fluidez de tráfego e reforça segurança junto à escola, em Vila do Porto



Para evitar os constrangimentos de tráfego junto à Escola EB1/JI de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, e reforçar a segurança para peões e condutores no local, em pleno centro da Vila, o Governo dos Açores lança a empreitada de correcção e reabilitação do Caminho da Canada do Campo.

A obra, que arranca dentro de duas semanas, assume grande relevância, segundo o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos porque, referiu, “aproxima a escola do centro da Vila e resolve o congestionamento do tráfego no acesso dos pais à escola para deixarem os filhos”.

A empreitada consiste na criação de mais um acesso à frente da escola de modo a que o trânsito possa fluir, evitando os habituais engarrafamentos no local, além de beneficiar a circulação pedonal no local, que garantirá um acesso mais curto e directo ao centro da Vila através do reforço da segurança na passagem pela Ribeira do Sancho, onde irá ser construído um pontão.

“Esta obra vem resolver um problema de segurança numa zona sensível e representa mais um compromisso concretizado”, enfatizou José Contente na cerimónia de assinatura do contrato de empreitada, relembrando que o projecto da intervenção foi apresentado no âmbito da visita de Governo à ilha de Santa Maria e que agora é efectivamente cumprido com o início das obras.

A empreitada, um investimento público de 370 mil euros, prevê a pavimentação do acesso, entre o pontão que vai ser construído e a escola e a criação de passeios em toda a extensão, cerca de 350 metros, sendo uma mais-valia sobretudo para os peões, na sua maioria alunos, que passarão a ter um percurso mais curto e directo, que passará a ser de alguns metros mas que até agora é de cerca de um quilómetro.

O governante frisou que é com projectos desta natureza que se cumpre a postura governamental referente à rede viária, garantindo e oferecendo as melhores condições de segurança e transitabilidade a condutores e peões.

O Secretário Regional relembrou o grande projecto do Governo dos Açores na reabilitação da rede viária regional, referindo que no caso da ilha de Santa Maria foram já investidos 7,5 milhões de euros na última década para reabilitar mais de 93 por centro das estradas regionais da ilha.

José Contente congratulou-se ainda com o facto de mais uma empresa regional ter ganho o concurso público o que, na sua opinião, representa a vitalidade e competitividade do sector. A empreitada foi adjudicada à empresa Marques, S.A.

“Mais de 90 por cento das obras públicas foram adjudicadas a empresas regionais, o que traduz que as empresas açorianas estão vivas, que se mantêm no mercado e não ganham os concursos públicos porque são protegidas mas porque sabem ser competitivas”, sublinhou o Secretário Regional, elogiando a “qualidade, rigor e cumprimento dos prazos contratuais” da empresa adjudicatária.



GaCS/VS

Sem comentários: