quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Grupos de Acção Local devem zelar pelo património ambiental e cultural das zonas rurais




O Secretário Regional da Agricultura e Florestas destacou, na ilha do Pico, a necessidade dos Grupos de Acção Local (GAL) dos Açores, aproveitarem a oportunidade que o PRORURAL proporciona para apoiar projectos de valorização do património edificado, cultural e ambiental.

Noé Rodrigues falava numa cerimónia promovida pela ADELIAÇOR para assinatura de mais cinco projectos na área da divulgação ambiental e da defesa do património cultural rural, após a qual foi realizada uma acção de divulgação do PRORURAL.

Na oportunidade o governante referiu que os GAL deveriam apresentar estudos alocados às suas áreas de intervenção de forma a conhecerem melhor a realidade e as necessidades das suas populações.

Os Grupos de Acção Local dispõem de 17 milhões de euros até Dezembro de 2015 tendo sido apresentados até ao momento 91 projectos, dos quais 61 já se encontram aprovados, num montante superior a três milhões de euros.

Dos quatro GAL existentes nos Açores, só a ARDE é que não possui qualquer projecto aprovado, tendo apresentado apenas três projectos para candidatura.

No evento, Noé Rodrigues defendeu ainda que os GAL devem “apostar na diversificação da actividade económica em espaço rural, através da criação de microempresas e criação de emprego nomeadamente em áreas de apoio à população rural, tornando-o mais atractivo e fazendo mais a divulgação, promoção e valorização das comunidades rurais e menos a realização de workshop’s e conferências efémeras, de forma a contribuírem melhor para a criação de riqueza nessas zonas”.



GaCS/MS

Sem comentários: