quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Parque Natural do Faial recebe 30 000 visitantes desde o inicio do ano



Parque Natural da Ilha do Faial, é uma estrutura que começou a funcionar no inicio deste ano e engloba todas as áreas classificadas da ilha, 6 trilhos pedestres e 5 centros de visitação; a Casa do Parque, o Jardim Botânico, o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, a Fabrica da Baleia de Porto Pim e a Casa do Cantoneiro.

A integração destas estruturas no Parque Natural do Faial permite a gestão do território, orientada para a conservação da biodiversidade e da geodiversidade bem como a utilização sustentável dos recursos naturais, de forma a potenciar o turismo e o bem-estar dos residentes

Para a implementação do Parque foi realizado um grande investimento pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar ao nível da melhoria das estruturas de visitação, quer ao ar livre, quer nos centros de visitantes.

Este ano, o Parque Natural do Faial, já recebeu 30 000 visitantes desde o inicio do corrente ano. Destaca-se, o aumento de cerca de 5% do número de visitantes do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, o que corresponde a um incremento de 1200 visitantes até à data. Este número é muito expressivo dado que se tem verificado um decréscimo acentuado do turismo a nível mundial.

Relativamente à visitação do espaço exterior, verificamos uma grande afluência aos percursos pedestres existentes na área do Parque, nomeadamente ao novo Trilhos dos 10 Vulcões. Estes percursos tiveram uma melhoria significativa na segurança e na compreensão do espaço natural com a introdução do Guia do Parque Natural.



GaCS/SF/SRAM

Sem comentários: