terça-feira, 28 de setembro de 2010

Presidente do Governo quer afirmar os Açores na definição de uma agenda marítima para a CRPM



Carlos César preside amanhã à reunião da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM) da Europa onde participa no âmbito da Assembleia-Geral que decorre em Aberdeen, na Escócia.

Em declarações à comunicação social ontem à noite, no aeroporto de Ponta Delgada, antes da partida para a Escócia, o Presidente do Governo afirmou que esta deslocação tem três aspectos relevantes para os Açores. Para além da circunstância de lhe competir, como Presidente da Comissão das Ilhas, coordenar os trabalhos da reunião dessa Comissão, será também, “uma ocasião em que vai ser possível trocar impressões com o Senhor Comissário da Política Regional e também com a Senhora Comissária para as Pescas e para o Mar em circunstâncias mais restritas e que nos permitirão colocar assuntos que têm a ver não só com as ilhas no contexto europeu mas também em especial com as regiões ultraperiféricas e particularmente, no caso, com os Açores”.

“Em terceiro lugar”, prosseguiu o Presidente do Governo, “participar na Assembleia-Geral da Conferência da Regiões Periféricas e Marítimas europeias, onde vamos tratar de assuntos que são extremamente importantes para o próximo futuro da União Europeia: questões envolventes do Tratado de Lisboa e da sua definição da Estratégia da Europa 2020, questões envolventes da cooperação territorial e macro-regional, da política de vizinhança, da política de coesão e, sobretudo, de um aspecto que nos diz muito respeito, que é a definição de uma agenda marítima para a Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas”.

Neste caso particular, Carlos César considera que “compete aos Açores, por meu intermédio e também como Presidente da Comissão das Ilhas, salientar a importância do papel das regiões na construção europeia e na definição da estratégia futura de desenvolvimento europeu. Salientar aspectos que têm a ver com a coesão, com a dimensão marítima do desenvolvimento europeu, com as questões do desenvolvimento sustentável, das acessibilidades e também com as definições das arquitecturas de poder na União Europeia, ou seja, com as questões que têm a ver com a governação multi-nível”.

O Presidente do Governo realça que “a nossa presença nestas instâncias decisórias e de debate ao nível das regiões, é muito importante. A presença dos Açores tem sido sempre considerada. A prova é que nós hoje desempenhamos as funções de Presidente da Comissão das Ilhas e também, no próximo ano, assumiremos a presidência da Conferência das Regiões Ultraperiféricas. Essas posições chave e de liderança nesses grupos de interesses, também territoriais, dão boa nota dos resultados e da projecção das nossas políticas em matéria de integração europeia”, concluiu.




GaCS/SF

Sem comentários: