quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Secretaria da Educação analisa nova proposta dos sindicatos de professores sobre a carreira docente



A Secretária da Educação e Formação reuniu hoje, em Angra do Heroísmo, com o Sindicato dos Professores da Região Açores e com o Sindicato Democrático dos Professores dos Açores para discutir a estrutura da carreira docente.

Em causa está o acesso ao topo da carreira, que os sindicatos defendem que deve ser atingido por todos os docentes da Região aos 34 anos de serviço.

Apesar de garantir que a proposta será analisada, Lina Mendes salienta que “tem que haver uma grande responsabilidade na gestão da despesa pública e que o assunto tem de ser analisado em termos de impacto orçamental”, afirmando ainda que “estamos a atravessar uma época de grande contenção orçamental e tem que existir sempre uma correcta utilização dos dinheiros públicos, agora mais do que nunca”.

Contudo, Lina Mendes realçou que os sindicatos compreenderam que a conjuntura não é a melhor, e que é necessário fazer exigências razoáveis.

Sobre a proposta anteriormente apresentada pelo Governo, a Secretária Regional garante que nela “já estava salvaguardada a mobilidade entre os docentes que estão no continente e os que estão nos Açores, e também que não haverá ultrapassagem de docentes”.

No entanto, com a reunião de hoje “houve uma melhor compreensão das aspirações dos sindicatos”, assegurou Lina Mendes, sobre a qual a tutela se vai debruçar para apresentar uma nova proposta no próximo mês de Outubro, a ser discutida em Novembro.



GaCS/AMP

Sem comentários: