sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Serviço de teleassistência a vítimas de violência doméstica avança até ao final do ano na Região



O Serviço de teleassistência a vítimas de violência doméstica vai ser efectivado na Região ao abrigo de um protocolo de colaboração existente entre Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades.

A iniciativa surge na sequência dos encontros de trabalho tidos com a aquele organismo nacional, um dos quais se realizou ontem, em Lisboa.

O novo serviço destina-se essencialmente a vítimas que correm riscos de revitimização e com necessidades específicas de segurança, podendo o mesmo ser determinado por juízes ou magistrados do Ministério Público, durante a fase de inquérito.

O Serviço de teleassistência a vítimas de violência doméstica assenta num sistema tecnológico de monitorização à distância, cuja adequabilidade à Região será agora testada nos meses de Outubro e Novembro, a fim de assegurar a eficácia do serviço. Durante este período serão definidos, em parceria com a CIG, os procedimentos e circuitos necessários para a implementação deste serviço nos Açores.

A CIG é o organismo com competência para instalar, assegurar e manter em funcionamento o sistema técnico de teleassistência a vítimas de violência.


GaCS/SM

Sem comentários: