sexta-feira, 29 de outubro de 2010

“AToMoMóVEL” levou a Ciência a 1700 crianças de S. Miguel



O “AToMoMóVEL”, um projecto financiado pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em parceria com a Fun Science, Ciência Divertida, através do Tetrapi, abrangeu cerca de 1700 crianças dos ATL’s e EB1/JI de S. Miguel, nos meses de Julho, Agosto e Setembro.

Esta iniciativa procurou estimular o interesse dos mais novos pelo método científico como forma de aprendizagem, utilizando processos simples do conhecimento, através de uma aposta no ensino experimental, valorizando nas crianças conhecimentos, competências e atitudes neste domínio do seu dia-a-dia.

Durante várias semanas o autocarro científico estacionou no recreio de 11 ATL’s e 3 EB1/JI, na Associação Voluntária dos Bombeiros de Ponta Delgada, Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Casa de Povo de Fenais da Luz e marcou ainda presença na Semana do Baleeiro, em São Vicente Ferreira.

O programa “AToMoMóVEL” está estruturado em catorze temas de carácter transdisciplinar e multidisciplinar, distribuídos pelos doze meses do ano civil, tendo como base a comemoração de diversas efemérides. A título de exemplo, no mês de Julho foi desenvolvido o tema “Fábrica de Aromas”, no mês de Agosto “Arte & Fotos” e em Setembro a “Comunicação”.

No decorrer do mês de Julho foram desenvolvidas actividades que incidiam sobre os hábitos de higiene. No decurso desta temática os mais novos aprenderam a importância de lavar as mãos. Quanto à higiene oral as crianças reconheceram que temos diferentes tipos de dentes e associaram a cada um deles a sua função. Foram ainda desenvolvidas actividades como o fabrico de sais de banho, pastas de dentes e sabonetes.

Actividades como “Sun-Print, Impressões solares”, “Papel flash”, “Algodão pólvora”, “Explosão de confettis” e “Zootropo” ocuparam todo o mês de Agosto, uma temática artística através da qual os participantes puderam descobrir mais sobre a origem da fotografia e do cinema.

No mês de Setembro, o “AToMoMóVEL” levou às escolas a central de comunicações com uma sequência de actividades que visavam a evolução das comunicações desde as mensagens secretas à fibra óptica passando pelo código Morse, telefone, telegrafo e fax.

No desenvolvimento do processo de experimentação/aprendizagem os monitores procuraram orientar os alunos de forma a estimular o raciocínio crítico e a autonomia, através do estímulo individual e de grupo segundo valores de tolerância, solidariedade e de companheirismo, indo de encontro dos ideais de cidadania.

O dinamismo e riqueza pedagógica das actividades incorporaram os temas científicos nas dimensões científica, tecnológica, social e ambiental, além da dimensão da História e Filosofia da Ciência.



GaCS/VS

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