sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Governo estabelece comunicação aberta com os trabalhadores da base das Lajes



Os representantes da Região Autónoma dos Açores nas comissões Bilateral Permanente e Laboral do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, Francisco Tavares e Paula Ramos, reuniram-se, mais uma vez, na noite desta quinta-feira, com os trabalhadores portugueses da Base das Lajes, na ilha Terceira.

No encontro “aberto”, como definiu no final do encontro aos jornalistas, que assistiram à reunião, Francisco Tavares, foram dadas informações sobre assuntos previamente abordados e recolhidos novos elementos sobre as questões que preocupam aqueles profissionais, ao serviço das forças norte-americanas estacionadas naquela base.

Reclassificações profissionais, por impedimento médico para exercer funções em algumas especialidades, devido à idade e aptidão física consequente (como no caso dos bombeiros), foram algumas das questões debatidas no encontro.

No caso concreto dos bombeiros, os representantes da Região tiveram oportunidade de esclarecer que está em curso um processo de reconhecimento de competências específicas que vai dotar os profissionais daquele sector da classificação legal da sua especialidade, equiparando-os a bombeiros profissionais reconhecidos no âmbito nacional.

Em termos latos, os representantes da Região, reiteraram a importância destes encontros directos com os trabalhadores, para um conhecimento mais profundo dos seus problemas laborais, “sem intermediários” e num clima “aberto e franco”, como definiu o representante açoriano na Comissão Permanente.

Conforme disse Francisco Tavares aos Jornalistas, “estas reuniões permitem identificar os problemas” e resolver alguns deles “nos bastidores e, em alguns dos casos, nem precisam ser casos: podem ser resolvidos com comunicação directa com os trabalhadores e com as entidades dos Estados Unidos e com o comando português”.

Por isso, acrescentou, “vemos muitos benefícios nessa comunicação aberta, sem intermediários, franca e sincera”, concluiu, garantindo que o Governo dos Açores está profundamente empenhado em salvaguardar os interesses dos funcionários portugueses das FEUZAÇORES (forças norte-americanas estacionadas naquela base).



GaCS/FA

Sem comentários: