segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Serviços de urgência hospitalares nunca estarão em causa



O Secretário Regional Saúde garantiu hoje em Ponta Delgada que nunca estarão em causa as urgências hospitalares, inclusive as urgências pediátricas.

Em declarações prestadas à margem da acção de formação “Mudança e Produtividade nos Serviços”, que decorre no Hospital de Ponta Delgada, Miguel Correia disse que, segundo informação da direcção clínica, o hospital mantém um especialista de pediatria toda a noite, com o apoio de um outro recurso médico.

Desta forma estão reunidas as condições para que as urgências sejam asseguradas.
Aliás, está em curso a construção de uma urgência pediátrica no Hospital de Ponta Delgada, exactamente com o objectivo de garantir melhores condições de resposta nesta especialidade.

Quanto à hipótese de os médicos que atingiram a idade em que não são obrigados a fazer urgências, deixarem de o fazer, nesse caso, o governo avaliará a situação e tomará a decisão adequada, de acordo com a direcção clínica.

No tocante às alegadas situações de desagrado de alguns profissionais, o Secretário da Saúde voltou a afirmar que é possível cortar nas urgências onde não é necessário. De resto, estamos a apontar para cortes da meia-noite e meia às oito e meia da manhã, porque o número de casos nesse horário não justifica esse número de profissionais. O que é preciso é colocar mais médicos nas urgências no horário normal, onde as pessoas esperam mais tempo para serem atendidas.

Por outro lado, disse ainda, “tem de haver bom senso, estamos a atravessara um fase difícil e, portanto, também tem de haver boa vontade da parte dos profissionais”.



GaCS/RC

Sem comentários: