quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Dia Nacional da Ciência assinalado com actividades de divulgação científica



O Dia Nacional da Cultura Científica foi assinalado nos Açores no Expolab, Centro de Ciência dos Açores, uma iniciativa na qual foram inauguradas a exposição “A Física dos Nossos Avós”, património da Escola Secundária Antero de Quental, e o Espaço PT Casa Digital.

Na abertura do evento, o Director Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações elogiou o trabalho desenvolvido por Rómulo de Carvalho na promoção da cultura científica e no ensino da ciência.

O Dia Nacional da Cultura Científica, foi criado em 1997, para comemorar o nascimento do cientista e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho (1906-1997), o poeta sob o pseudónimo de António Gedeão.

Paulo Menezes reconheceu ainda o importante papel que os Centros de Ciência dos Açores têm, também, desempenhado no âmbito da divulgação científica na Região.

O governante referiu o empenho que o Governo dos Açores tem depositado neste domínio, desde logo criando todas as condições para que os diversos Centros de Ciência continuem a desenvolver a sua actividade num clima de estabilidade.

Recorde-se que, actualmente, existem seis centros de Ciência nos Açores, o Expolab, o OASA (Observatório Astronómico de Santana), o OVGA (Observatório Vulcanológico e Geofísico dos Açores), o OAA (Observatório do Ambiente dos Açores), o OMA (Observatório do Mar dos Açores) e o OMIC (Observatório Microbiana).

Além de diversas actividades temáticas, que tiveram lugar durante o dia de ontem no Expolab, ligadas à divulgação científica, foi ainda apresentado o filme em 3D “ O Trilho da Vida”.

Durante o mês de Novembro têm decorrido diversas iniciativas de divulgação científica promovidas pelos Centros de Ciência dos Açores, com o apoio da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.



GaCS/VS

Sem comentários: