sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DRPCD destaca acção dos Institutos das Ordens Religiosas



A Directora Regional da Prevenção e Combate às Dependências elogiou hoje o papel que os Institutos das Ordens Religiosas têm tido na área da saúde mental.

“Estes Institutos têm sido historicamente relevantes na assistência ao doente mental na Região, assegurando o tratamento compreensivo e multidisciplinar da doença mental em internamento, bem como desenvolvendo acções de reabilitação psicossocial e de desinstituicionalização”, disse Paula Costa na sessão de abertura do I Simpósio da Casa de Saúde da Nossa Senhora da Conceição.

Na ocasião, a Directora Regional da Prevenção e Combate às Dependências lembrou que a depressão pode tornar-se, até 2020, a primeira causa de morbilidade nos países desenvolvidos. Investigações desenvolvidas nesta área mostram, também, que as doenças mentais, dependência de álcool, perturbação maníaco-depressiva, e esquizofrenia, estão entre as 10 primeiras causas de incapacidade no mundo.

Segundo Paula Costa, estas questões constituem uma prioridade nas políticas do Governo Regional, expressa nas orientações do Plano Regional de Saúde e do Plano Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

Em concreto, com o Programa Regional de Saúde Mental pretende-se promover a integração dos cuidados de saúde mental no Serviço Regional de Saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas com doença mental e com incapacidade, promovendo a sua inclusão social e a protecção dos seus direitos e dignidade.

O Simpósio promovido pela da Casa de Saúde da Nossa Senhoras da Conceição, tem por tema “4 Olhares em Saúde Mental: Adolescência, Morte, Obesidade e Sexualidade”.



GaCS/RC

Sem comentários: