terça-feira, 30 de novembro de 2010

Escolas açorianas são inclusivas



A Directora Regional da Educação e Formação disse esta manhã, na Ribeira Grande, em São Miguel, que as escolas açorianas são inclusivas e que isso é motivo de orgulho.

“As escolas açorianas são, podemos dizê-lo com orgulho, escolas inclusivas”, declarou Fabíola Cardoso, onde “todas as crianças e jovens com necessidades educativas especiais frequentam o nosso sistema educativo”.

A Directora Regional, que falava na sessão de abertura do I Encontro Regional de Psicólogos Escolares – Dez anos, Dez Partilhas, acrescentou que e o apoio da intervenção dos psicólogos escolares “tem sido fundamental” nesse processo.

No entanto, advertiu, “há um caminho a percorrer para garantir que o nosso sistema educativo também seja verdadeiramente inclusivo para os alunos que, sem terem qualquer tipo de deficiência, revelam dificuldades de aprendizagem ou comportamentos disruptivos, com os quais nem sempre sabemos lidar da melhor forma”.

A avaliação precoce das dificuldades de aprendizagem e a intervenção o mais cedo e o mais orientada possível para as reais e concretas dificuldades do aluno, “são factores decisivos para garantirmos que estamos a proporcionar aos nossos alunos verdadeiras oportunidades de aprendizagem e de sucesso”, sublinhou Fabíola Cardoso.

Nesse contexto, disse ainda, a intervenção dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) na avaliação precoce dos alunos, na proposta de metodologias de trabalho diferenciado e numa parceria efectiva com os titulares de turma e professores de apoio no acompanhamento dos alunos, “serão medidas necessárias para atingirmos estes objectivos”.

Paralelamente, e “no sentido de conseguirmos mais e melhor apoio educativo”, o Governo Regional promove uma experiência piloto na EBI de Ginetes, o Projecto Intervir para Vencer, reformulou, na última alteração ao Regime de criação, autonomia e gestão das unidades orgânicas do sistema educativo regional, a actividade de tutoria, e propôs, no Regulamento da Gestão Administrativa e Pedagógica dos Alunos a implementação da mediação escolar, lembrou.

“A tutoria e a mediação escolar visam promover a integração dos alunos, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, a prevenção da indisciplina, do insucesso e do abandono escolar precoce, e muito terão a ganhar com a colaboração próxima dos psicólogos escolares”, afirmou ainda a Directora Regional.


GaCS/FA

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