terça-feira, 30 de novembro de 2010

Governo e ATA planeiam acções em 2011 para o Turismo dos Açores



O lançamento de diversas campanhas promocionais do destino Açores em mercados como a Alemanha, os Estados Unidos e o Canadá, entre outros, constituem algumas das iniciativas que a Associação de Turismo dos Açores (ATA) vai desenvolver durante o próximo ano e que foram hoje analisadas numa reunião, que decorreu em Ponta Delgada, entre a nova direcção desta entidade e o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.

Em declarações à comunicação social, no final da reunião, Vasco Cordeiro salientou que o trabalho a desenvolver durante o próximo ano pela ATA nasce da convicção de que os Açores têm “um trabalho muito importante para desenvolver junto dos seus principais mercados turísticos, quer com o objectivo de reforçar a sua imagem nesses mesmos mercados, quer com o objectivo de atenuar os efeitos da sazonalidade que ainda marca o sector.

O Secretário Regional da Economia destacou, no entanto, que “este é um trabalho de continuidade, uma vez que nos últimos anos tem sido um esforço promocional muito concreto em diversos mercados”. “Não podemos, por isso, adoptar uma postura de concentrar investimento promocional durante dois ou três anos num país para depois partir para outro. É um esforço que tem de ser feito ao longo do tempo já que só assim podemos contribuir efectivamente para o reforço da notoriedade do nosso destino”, acrescentou.

Vasco Cordeiro salientou, assim, o reforço “muito significativo de verbas destinadas à promoção dos Açores, essencialmente, nos mercados da Alemanha, Estados Unidos e Canadá, entre outros”.

“A Alemanha é um dos países, por exemplo, onde os Açores consideram existir ainda um grande potencial de crescimento. Com as previsões de recuperação económica para o próximo ano, faz sentido uma aposta direccionada para aí”, tal como “para os Estados Unidos e para o Canadá, em especial nas áreas desses países com ligações directas aos Açores, como é o caso dos Estados do Massachusetts, Connecticut e Rhode Island, nos EUA, ou das províncias do Ontário e do Quebéc, no Canadá”.

Segundo Vasco Cordeiro, “os Açores têm ainda de potenciar ao máximo o esforço de investimento promocional que tem vindo a ser concretizado em diversos países”.

Tendo esta sido a primeira reunião com a direcção da ATA recentemente eleita, o Secretário Regional da Economia elogiou, igualmente, o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos por esta entidade: “o caminho que a ATA está a fazer actualmente só é possível devido ao trabalho que foi desenvolvido até aqui pelos anteriores responsáveis. Um caminho que foi muito valioso para o Turismo dos Açores e que nos permite agora enfrentar os desafios que se nos colocam”.

Vasco Cordeiro considerou ainda que o ano de 2010 fica marcado “pela estabilização dos fluxos do turismo para a Região”. “O crescimento de cerca de 2,5 por cento só demonstra que existe ainda efectivamente muito trabalho a desenvolver no futuro”, concluiu.



GaCS/NM

Sem comentários: