terça-feira, 23 de novembro de 2010

Governo promove concurso escolar “Recursos Naturais para a Sustentabilidade”



A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) está a promover um concurso escolar designado por “Recursos Naturais para a Sustentabilidade”, com dois sub-temas: as Reservas da Biosfera e o Geoparque Açores.

A iniciativa insere-se no âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014 (DNEDS), bem como na transição entre o Ano Internacional da Biodiversidade (2010) e o Ano Internacional das Florestas (2011).

O objectivo é alertar toda a comunidade para a importância desta temática, bem como estimular a curiosidade dos jovens para os objectivos da DNEDS, apelando ao espírito crítico e imaginativo.

Para além da SRAM, participam na organização do concurso as Secretarias Regionais da Educação e Formação, Agricultura e Florestas, a Direcção Regional da Juventude, Comissão Nacional da UNESCO e Associação Geoparque Açores.

As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres e/ou marinhos que permitem testar, em contextos particulares, abordagens que, aliando conhecimentos científicos e dados de governânça, visam reduzir a perda de biodiversidade, melhorar os meios de subsistência das populações, bem como favorecer as condições sociais, económicas e culturais essenciais à viabilidade do desenvolvimento sustentável.

As Reservas da Biosfera podem servir também como locais pedagógicos e de experimentação. São reconhecidas internacionalmente pelo Programa MaB (Man and Biosphere) da UNESCO.

Nos Açores existem três Reservas da Biosfera: as do Corvo e da Graciosa, ambas classificadas em 2007, e a Reserva da Biosfera das Flores, classificada em 2009.

Um geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, onde a existência de um património geológico de excepção é a base de uma estratégia que promove o bem-estar das populações, mantendo o máximo respeito pelo ambiente.

Dado o carácter arquipelágico da Região, o “Geoparque Açores” assenta numa rede espacial de geossítios dispersa pelas várias ilhas, que garanta a representação da geodiversidade do território do arquipélago e a sua história geológica, valorizando os elementos nela englobados e inserindo-os num contexto supranacional de geoconservação (as Redes Europeia e Global de Geoparques – RGE e RGG).

Os objectivos principais do Geoparque Açores, passarão pela conservação e valorização sustentadas, dos geossítios, promoção do estudo e investigação sobre o património geológico e o património natural, em geral, educação ambiental e promoção do turismo rural e de natureza, como instrumento de desenvolvimento económico das populações locais, permitindo a conservação do património natural e cultural.


São objectivos principais deste concurso produzir cartazes, maquetas e material audiovisual (filmes/powerpoint e fotografia), como instrumento cívico para discussão de temas relevantes para a comunidade escolar e para a promoção de relações entre a escola e a comunidade envolvente, vem como a produção de materiais com vista a aprofundar o conhecimento das temáticas da DNEDS, designadamente sobre os Recursos Naturais para o Desenvolvimento, procurando criar oportunidade de reflexão sobre o tema de forma a criar consciência da nossa responsabilidade individual e colectiva.

O concurso pretende, por outro lado, contribuir para o desenvolvimento de uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) junto dos jovens, famílias, escolas, autarquia e meios de comunicação, sendo que os materiais também servirão como um instrumento de divulgação dos objectivos da DNEDS e seus temas centrais.

Tem também como objectivo sensibilizar os alunos e toda a comunidade educativa para a importância das Reservas da Biosfera e do Geoparque Açores.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá em Junho, na ilha do Faial, inserida no Workshop Internacional sobre o “Geoparque Açores” que contará com representantes da Rede Europeia de Geoparques, bem como com o responsável pelo programa Man and Biosphere da UNESCO.

Nesta cerimónia será ainda entregue o Galardão “Escolas da Biosfera” às escolas participantes inseridas nas Reservas da Biosfera dos Açores, sendo este um processo pioneiro desenvolvido pela Região em parceria com a UNESCO e que levará à criação de uma “Rede undial de escolas da Biosfera”.

O concurso destina-se a todas as escolas da Região, que podem formalizar a sua candidatura até 7 de Janeiro de 2011.

No portal do Governo http://
http://www.azores.gov.pt/ ou na plataforma DO.IT http://servicos.sram.azores.gov.pt/doit/ na secção DRA/Recursos naturais para a sustentabilidade, estão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição.


GaCS/FA/SRAM

Sem comentários: