domingo, 7 de novembro de 2010

Intervenção do Secretário Regional da Agricultura e Florestas inauguração do pavilhão desportivo do Clube Internacional Vólei Açores



Texto integral da intervenção do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, proferida hoje, na cerimónia de inauguração do pavilhão desportivo do Clube Internacional Vólei Açores:

“Permitam-me que, em nome de S. Ex.ª o Sr. Presidente do Governo dos Açores, que tenho a honra de representar nesta cerimónia, dirija uma saudação especial ao Sr. Presidente e a todos os órgãos sociais do Clube Desportivo Internacional Volei Açores, pelo persistente trabalho de qualidade que desenvolvem nesta associação desportiva, em prol do desporto e de hábitos de vida saudáveis, em particular para os mais jovens.

Este novo pavilhão desportivo do Clube Internacional Volei Açores, que hoje inauguramos em São Roque constitui, sem sombra de dúvida, uma obra marcante e de relevância estratégica para o fomento da prática desportiva no concelho de Ponta Delgada e na Região Autónoma dos Açores.

Esta é, também, mais uma prova do dinamismo, da capacidade de iniciativa e da organização do movimento associativo desportivo dos Açores.

Com a candidatura que apresentou ao Programa de Desenvolvimento Desportivo dos Açores, este clube garantiu uma comparticipação do Governo dos Açores superior a 51 por cento do custo desta obra, bem como o apoio da autarquia e de entidades privadas, empenhando igualmente muito do seu próprio trabalho e esforço.

Estão pois, de parabéns, todos os dirigentes e apoiantes deste Clube, por terem conseguido concretizar o sonho de melhorarem o seu património e de possuírem instalações desportivas próprias e de qualidade, com condições que permitem a sua utilização oficial para várias modalidades e, em especial, para as competições nacionais de voleibol.

Mas este contentamento pela obra aqui feita tem a sua maior expressão na alma deste clube, que movimenta cerca de 300 atletas, na sua maioria integrados nos escalões de formação, de onde se destaca uma especial incidência na prática desportiva feminina e no desporto federado.

Os Açores têm feito uma aposta e um percurso muito positivo na área desportiva, quer no Desporto Federado quer no âmbito da actividade regular dos Projectos de Desporto para Todos.

Hoje temos mais de 21.000 atletas federados, que participam em 41 modalidades, com uma incidência nos escalões de formação correspondente a cerca de 75 por cento, o que corresponde à mais alta taxa de participação dos escalões de formação que o país conhece.

Também no âmbito das actividades regulares dos Projectos de Desporto para Todos, e em simultâneo com o desporto escolar, estão envolvidos mais de 6.400 praticantes, com especial referência às actividades de promoção para jovens, à prática desportiva de adultos e idosos e à actividade física e desportiva adaptada.

Muito deste bom desempenho deve-se ao associativismo desportivo açoriano que, com os seus clubes e associações, dá um enorme contributo ao desenvolvimento desportivo da Região, não apenas na sua vertente de promoção da actividade física para todos, mas igualmente na sua vertente competitiva ou de rendimento.

São cerca de 250 clubes que na Região possuem actividade desportiva federada, 200 dos quais celebram Contratos Programa com o Governo dos Açores para o desenvolvimento de actividades de treino e de competição dos escalões de formação, envolvendo cerca de 800 equipas ou grupos de trabalho.

Esta capacidade organizativa dos clubes, que é reconhecida e apoiada pelo governo, é de uma enorme utilidade para a melhoria das condições que são disponibilizadas à prática desportiva, especialmente à juventude, numa perspectiva de promoção de estilos de vida activos e saudáveis.

Nas sociedades modernas, o desporto e o seu incremento são um sinal indicador do nível de bem-estar das populações.

É com os agentes desportivos que se deve fazer, como temos feito, o desenvolvimento do desporto nas nossas ilhas.

Mas para que as nossas associações e clubes desportivos continuem a trilhar caminhos de qualidade e de afirmação social, é necessário que assegurem uma gestão criteriosa, uma gestão que não comprometa a sua própria continuidade.

A gestão criteriosa e rigorosa dos recursos públicos que são disponibilizados, associada à capacidade de angariação de outros contributos e de outras parcerias públicas ou privadas, serão, seguramente, a chave do sucesso do nosso movimento associativo desportivo.

O Governo tem vindo, com frequência, a chamar a atenção de todos os dirigentes associativos para a imperiosa salvaguarda e protecção dessas instituições, através de mecanismos de gestão cuidada e adequada às possibilidades financeiras de cada uma.

No actual contexto económico e financeiro que atravessamos este desafio ganha ainda maior acuidade.

O Governo, através da Direcção Regional do Desporto, tem procurado ajudar os clubes a construir os seus projectos e a melhorarem o seu papel formativo e dinamizador das comunidades onde se inserem.

Com mais esta instalação desportiva que agora é inaugurada, criam-se mais e melhores condições para a prática desportiva, prosseguindo-se deste modo o enorme investimento que o Governo tem colocado no crescimento e na melhoria do parque desportivo regional e escolar de todas as ilhas.

A título de exemplo, só na ilha de S. Miguel saliento as requalificações do Complexo Desportivo do Lajedo, no ano passado, e mais recentemente, em Maio, a requalificação da Pista de Atletismo do Complexo Desportivo das Laranjeiras.

Esta ilha conta desde Outubro com as novas instalações desportivas da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo e muito em breve será inaugurado o Complexo Desportivo da nova Escola de Ponta Garça, sempre cumprindo o desígnio destas instalações estarem abertas à comunidade em geral.

Sei que o Governo dos Açores continuará a cumprir com seus compromissos, em especial com o compromisso de trabalhar convosco pelo desporto açoriano.

Sei que continuareis a colaborar com o vosso governo para que juntos possamos fazer sempre melhor pelo desporto açoriano.

Acreditamos que a nossa e a vossa missão, é a de continuarmos a bem servir os açorianos.

Parabéns a todos”!



GaCS/MS

Sem comentários: