quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina, 2006” será inaugurada em São Jorge




A mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina, 2006” estará patente na ilha de S. Jorge, de 29 de Novembro do corrente ano até 14 de Janeiro de 2011.

A inauguração terá lugar pelas 14h00 do dia 29 de Novembro, no Museu Francisco de Lacerda, na Calheta, e contará com a presença de alunos do curso de ciência e tecnologia, da Escola Básica e Secundária da Calheta.

Na ocasião, será proferida uma conferência sobre o laureado e a investigação que conduziu à atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 2006, pela Doutora Luísa Mota Vieira, investigadora principal na área da genética, do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 14 de Janeiro, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h30.

Esta mostra itinerante surge na sequência da visita aos Açores, em Julho de 2009, do Professor Craig Mello, a convite da Presidência do Governo Regional e tem como principal objectivo dar a conhecer a todos os açorianos aspectos da vida e da obra do laureado, bem como sensibilizar e motivar os jovens açorianos para o conhecimento científico. Consiste num “kit expositivo” constituído por um conjunto de módulos expositores onde está patente, entre outros elementos, a medalha e o diploma do Prémio Nobel, bem como o livro com a genealogia do laureado, editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. É ainda possível visionar a conferência proferida por Craig Mello durante a sua estada na ilha de São Miguel e aceder, através de terminais interactivos, a páginas da Internet relacionadas com a sua vida e trabalhos científicos.

Após a apresentação no Museu Municipal da Ribeira Grande, concelho de origem dos familiares ascendentes de Craig Mello, esta exposição já esteve patente no Museu dos Baleeiros, Lajes do Pico, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, no Palácio dos Capitães Generais, Angra do Heroísmo e na Biblioteca Pública e Arquivo João José da Graça, no Faial.

Esta é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Coordenação dos Palácios e da Direcção Regional da Cultura, com a colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Comunicações, dos Equipamentos e dos Transportes Terrestres e da Educação, que, em conjunto, procuram mobilizar jovens e os açorianos para participarem e se integrarem no estímulo e no espírito que representa esta mostra.



GaCS/DRaC

Sem comentários: