quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Museu de Angra expõe cerâmica europeia



O Museu de Angra do Heroísmo inaugura, no próximo dia 26 de Novembro, pelas 18h00 a exposição A Cerâmica Europeia dos séculos XVII a XIX: da influência oriental às imagens do ocidente que pretende mostrar a evolução do design na cerâmica europeia. Esta exposição integra peças que comprovam a acção determinante que a porcelana chinesa exerceu ao nível da formação do gosto europeu de seiscentos e mostram como o naturalismo e o romantismo europeus marcam igualmente a gramática decorativa da produção nacional, durante o século XIX.

Pratos, terrinas, jarras e mangas de farmácia, essencialmente de origem portuguesa, todos pertencentes à colecção de Artes Decorativas do Museu de Angra do Heroísmo, criam um conjunto apelativo e rico, evocador de ambientes requintados e sumptuosos, que pode ser visitado na Sala de Oportunidades desta instituição.

Após a inauguração da mostra em causa, terá lugar uma conferência sobre o tema nela tratado, a proferir pelo Dr. Alexandre Pais, do Museu Nacional do Azulejo (Lisboa), no Auditório do Museu de Angra do Heroísmo.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: